Coping strategies in a competitive situation: A comparative study, using an elite wheelchair fencing group

Authors

  • Ricardo de Almeida Castillo Université du Québec à Trois-Rivières, Québec, Canadá; Colégio Militar de Porto alegre, Brasil
  • Marcelo Callegari Zanetti LEPESPE/UNESP-Rio Claro, SP, Brasil; UNIP - São José do Rio Pardo, SP, Brasil;
  • Daniela Wiethaeuper Université du Québec à Trois-Rivières, Québec, Canadá
  • Marcos Alencar Abaide Balbinotti Université du Québec à Trois-Rivières, Québec, Canadá
  • Valber Lazaro Nazareth Academia da Força Aérea (AFA), SP, Brasil Comitê Paralímpico Brasileiro, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18316/1894

Keywords:

behavior, adaptive, athletic performance, psychological stress, wheelchair (fencing), psychology, sports

Abstract

This study explores statistical differences between eight Coping Strategies in a competitive situation (Revaluation, Self-control, Social-Support, Direct Action, Aggressive Action, Denial, Distraction, Action Inhibition) and two Coping Dimensions (Engagement and Disengagement), according to control variables: Gender, Practicing Time, Application Moment (Before and After Competition). The best six wheelchair fencing athletes (Brazilian team), both sexes, between 18 and 31 years old, responded to the Balbinotti Coping Strategy Inventory for Athletes in a Competitive Situation (iB.ECASC-40). The main results indicate differences (p < .05) between means before competition (1) of Direct Action and Denial, controlling by Gender; (2) of Revaluation and Engagement, controlling by Practicing Time Variable. Furthermore, belonging to determined gender doesn’t set different profiles of coping strategies in this specific modality. Main conclusion: Brazilian top athletes in this modality use statistically the same (p > .05) main Coping Strategies before and after a competition, denoting a certain stability of this personality characteristic. Further studies with larger samples and other sports can offer other important findings related to Coping Strategies in competitive situation.

Author Biographies

Ricardo de Almeida Castillo, Université du Québec à Trois-Rivières, Québec, Canadá; Colégio Militar de Porto alegre, Brasil

Possui graduação em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), especialização em Treinamento Desportivo e Condicionamento Físico (1987) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994). Atualmente cursa Doutorado em Psicologia na Université du Québec à Trois-Rivières, Canadá (Bolsista CAPES - BEx 0519/12-0) onde faz parte do Laboratoire de Méthodes Psychométriques et Expérimentales/Groupe d’études en Méthodes Psychométriques Appliquées à la Psychologie du Sport, no Département de Psychologie. Professor Classe D-4 do Colégio Militar de Porto Alegre. Tem experiência na área de Treinamento Desportivo e Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar. Atua como técnico esportivo de esgrima e pentatlo moderno com ênfase nas modalidades de esgrima, natação, atletismo, tiro e treinamento mental. Desenvolve pesquisas no campo da psicologia do esporte (psicometria, avaliação psicológica, inveja, injustiça, motivação, auto-estima e valores).

Marcelo Callegari Zanetti, LEPESPE/UNESP-Rio Claro, SP, Brasil; UNIP - São José do Rio Pardo, SP, Brasil;

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela FFCL de São José do Rio Pardo (2002), mestrado em Ciências da Motricidade Humana pela UNESP/Rio Claro (2007), doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela mesma universidade, onde é membro do LEPESPE (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte). Realizou estágio doutoral com bolsa PDSE/CAPES no Département de Psychologie (Laboratoire de Méthodes Psychométriques et Expérimentales / Groupe d’études en Méthodes Psychométriques Appliquées à la Psychologie du Sport) da Université du Québec à Trois-Rivières (Canadá). Pós-graduado em Tecnologias e Educação a Distância (UNICID-SP). Atualmente é Professor Titular dos cursos de Educação Física, Nutrição e Psicologia da UNIP de São José do Rio Pardo e professor convidado nos cursos de Especialização do Instituto ENAF Desenvolvimento e da Estácio. Presta consultoria e assessoria em academias e clubes esportivos. Membro de corpo editorial e parecerista de diversas revistas científicas nas áreas de Educação Física e Psicologia no Brasil.

Daniela Wiethaeuper, Université du Québec à Trois-Rivières, Québec, Canadá

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988) , especialização em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) , mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Psicologia pela Universite de Montreal (2001) . Atualmente é Professora na Université du Québec à Trois-Rivières, Canadá, onde faz parte do Laboratoire de Méthodes Psychométriques et Expérimentales/Groupe d’études en Méthodes Psychométriques Appliquées à la Psychologie du Sport, no Département de Psychologie. Tem experiência na área de psicologia, com ênfase em tratamento e prevenção psicológica. Atuando principalmente nos seguintes temas: estilos linguísticos, complementariedade estilística, caráter, pesquisa em psicoterapia.

Marcos Alencar Abaide Balbinotti, Université du Québec à Trois-Rivières, Québec, Canadá

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Psicologia pela Université de Montréal (2000). Possui pós-doutorado realizado no Laboratoire de Variables Affectives (LaVA) pela Université de Montréal (2001), em Montreal (Canadá), dirigido pelo prof. Dr. Bernard Tétreau, e outro realizado no Collectif de Recherche en Counseling et Développement de Carrière (CRCDC) pela Université de Sherbrooke (2006-2008), em Sherbrooke (Canadá), dirigido pela profa. Dra. Marcelle Gingras. Integra o Conselho Editorial da Revista Brasileira de Orientação Profissional. Atualmente é Professor na Université du Québec à Trois-Rivières, Canadá, onde dirige o Laboratoire de Méthodes Psychométriques et Expérimentales/Groupe d’études en Méthodes Psychométriques Appliquées à la Psychologie du Sport, no Département de Psychologie. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: interesses profissionais, maturidade e motivação referente à carreira e estudos normativos, descritivos e exploratórios. Atualmente tem se interessado por Psicologia do Esporte.

Valber Lazaro Nazareth, Academia da Força Aérea (AFA), SP, Brasil Comitê Paralímpico Brasileiro, Brasil.

Licenciatura em Educação Física pela Faculdades Metropolitanas Unidas (1996), Mestrado (2001) e Doutorado (2009) em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou por meio da bolsa PDEE da CAPES em 2006 o Estágio de Doutorado Internacional no Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha-INEFC em Barcelona/Espanha. Professor Associado I da Divisão de Ensino do Ministerio da Aeronáutica na Academia da Força Aérea-AFA. Coordenador da esgrima no Comitê Paralímpico Brasileiro e membro da Sport Comission do Comitê de Esgrima na International Wheelchair & Amputee Sports Federation. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em Ensino e Treinamento do Esporte Esgrima, Atividade Motora Adaptada e Gestão na área do Lazer

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Published

2014-12-05

Issue

Section

Artigos Originais