Efeitos da realidade virtual no equilíbrio e tempo de reação motora de crianças e adolescentes com síndrome de down: ensaio clínico controlado randomizado.
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v12i2.10686Palabras clave:
Equilíbrio Postural, Tempo de Reação, Realidade Virtual, Síndrome de Down.Resumen
Objetivo: Analisar a eficácia da realidade virtual (RV) no equilíbrio e tempo de reação motora em crianças e adolescentes com Síndrome de Down (SD) da Associação Pestalozzi de Coari, Amazonas (AM). Materiais e Métodos: Ensaio clínico controlado randomizado. Foram recrutadas 6 crianças e adolescentes com SD e idade de 8 a 17 anos, divididos em grupo experimental (GE) e grupo controle (GC), alocados randomicamente. Ambos os grupos foram avaliados com a Escala de Equilíbrio Pediátrica (EEP) e pelo aplicativo TReaction adaptado. O GE foi submetido à RV através do videogame Xbox 360º, em 10 sessões de 30 minutos, duas vezes por semana. O GC não recebeu intervenção. Ao final, ambos os grupos foram reavaliados. Foi utilizada análise de variância (ANOVA) seguida do Post Hoc de Tukey para identificar as possíveis diferenças intra e intergrupos, sendo p < 0,05. Resultados: Os indivíduos submetidos à RV obtiveram um nível de significância melhor no equilíbrio comparado aqueles que não foram submetidas à RV, não houve ganhos significantes no tempo de reação motora ao se comparar os grupos. Conclusão: A RV mostrou-se eficaz no equilíbrio em crianças e adolescentes com SD, configurando-se um instrumento de tratamento fisioterapêutico importante para o desfecho clínico estudado.
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