Efeito Da Utilização Da Hiperinsuflação Pulmonar Com Ventilador Mecânico Mais Aspiração Versus Aspiração Traqueal Isolada Em Pacientes Cardiopatas
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v12i2.11048Palabras clave:
Fisioterapia, Ventilação Mecânica, Unidade de terapia intensiva, Cardiopatias, Aspiração respiratóriaResumen
Objetivos: Avaliar a segurança e eficácia da manobra de hiperinsuflação pulmonar com o ventilador mecânico em pacientes cardiopatas. Métodos: Trata-se de um ensaio clínico randomizado cruzado, onde foram incluídos 31 indivíduos, ventilados por mais de 48 horas, estáveis hemodinamicamente e foram exclusos indivíduos com diagnóstico de pneumonia associada ao ventilador, pneumotórax e hemotórax não drenado, enfisema subcutâneo, pressão de pico > 40 cmH2O, diagnóstico de doença neurológica recente (˂72h). No grupo controle, os pacientes eram ventilados por 1 minuto com fração inspirada de oxigênio (FiO2) a 100%, seguidos de três aspirações durante 15 segundos e com intervalo de 30 segundos. Nos participantes do momento intervenção, a pressão inspiratória foi aumentada a 10 cmH2O ou o volume foi aumentado 50% do volume corrente pelo período de 10 minutos e em seguida foi realizado uma nova aspiração da mesma maneira do grupo controle. Resultados: Os participantes tinham idade média de 71 anos, 58% eram mulheres. As variáveis hemodinâmicas não apresentaram alteração significativa no contexto clinico. Observou-se aumento das complacências estática (p=0,006) e dinâmica (p=0,013), e diminuição das pressões de pico (p=0,040) e platô (p=0,020). Conclusão: Aparentemente a técnica de hiperinsuflação pulmonar mecânica se mostrou segura para a remoção de secreção em pacientes cardiopatas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Saúde e Desenvolvimento Humano
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.