Estresse, conceitos, manifestações e avaliação em saúde: revisão de literatura

Autores/as

  • Natália Lenzi Nodari Universidade Federal do Amazonas
  • Sthefany Ramayane de Araújo Flor Universidade Federal do Amazonas
  • Alessandro Sampaio Ribeiro Universidade Federal do Amazonas
  • Gutemberg Jailson de Carvalho Universidade Federal do Amazonas
  • Nazaré Maria de Albuquerque Hayasida Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.18316/1543

Palabras clave:

Estresse, Conceito, Saúde, Avaliação

Resumen

O estresse atualmente é percebido como responsável direta ou indiretamente pela maioria dos males que acometem nossa vida e vem assumindo papel importante na área da saúde.  Este artigo tem como propósito realizar uma revisão sistemática sobre o estresse, enfocando os principais conceitos, manifestações psicofisiológicas e avaliação em saúde. O estudo consistiu em uma busca nas bases de dados Pubmed, Scopus e Web of Science, utilizando como palavras-chave os termos em inglês “stress”, “concept”, “health” e “evaluation”. Escolheu-se como parâmetro o intervalo de 1959 a 2014. Julgou-se esse intervalo visto a evolução conceitual do estresse e a relevância das referências encontradas na pesquisa. Após leitura e triagem, 26 artigos e 22 livros foram selecionados para análise. Os resultados indicaram que há uma influência multifatorial no padrão e na magnitude das respostas ao estresse, com predomínio nas manifestações de sintomas psicológicos. A maneira como o indivíduo lida com experiências e eventos estressores determinará a vulnerabilidade de seu organismo à ocorrência de doenças físicas e psicológicas.

 

Biografía del autor/a

Natália Lenzi Nodari, Universidade Federal do Amazonas

1Graduandos em Psicologia. Colaboradores do Laboratório de Intervenção em Ciências Cognitivas – LABICC, do Programa Stricto Sensu em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas – FAPSI\UFAM.

Sthefany Ramayane de Araújo Flor, Universidade Federal do Amazonas

1Graduandos em Psicologia. Colaboradores do Laboratório de Intervenção em Ciências Cognitivas – LABICC, do Programa Stricto Sensu em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas – FAPSI\UFAM.

Alessandro Sampaio Ribeiro, Universidade Federal do Amazonas

1Graduandos em Psicologia. Colaboradores do Laboratório de Intervenção em Ciências Cognitivas – LABICC, do Programa Stricto Sensu em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas – FAPSI\UFAM.

Gutemberg Jailson de Carvalho, Universidade Federal do Amazonas

2Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas – FAPSI\UFAM. Colaborador do Laboratório de Intervenção em Ciências Cognitivas – LABICC, do Programa Stricto Sensu em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Gran­de do Sul.

Nazaré Maria de Albuquerque Hayasida, Universidade Federal do Amazonas

3Doutora em Psicologia, Docen­te-pesquisadora coordenadora do Laboratório de Intervenção em Ciências Cognitivas – LABICC, do Programa Stricto Sensu em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas – FAPSI/UFAM

Publicado

2014-06-27

Número

Sección

Artigos de Revisão