Estresse, conceitos, manifestações e avaliação em saúde: revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.18316/1543Palabras clave:
Estresse, Conceito, Saúde, AvaliaçãoResumen
O estresse atualmente é percebido como responsável direta ou indiretamente pela maioria dos males que acometem nossa vida e vem assumindo papel importante na área da saúde. Este artigo tem como propósito realizar uma revisão sistemática sobre o estresse, enfocando os principais conceitos, manifestações psicofisiológicas e avaliação em saúde. O estudo consistiu em uma busca nas bases de dados Pubmed, Scopus e Web of Science, utilizando como palavras-chave os termos em inglês “stress”, “concept”, “health” e “evaluation”. Escolheu-se como parâmetro o intervalo de 1959 a 2014. Julgou-se esse intervalo visto a evolução conceitual do estresse e a relevância das referências encontradas na pesquisa. Após leitura e triagem, 26 artigos e 22 livros foram selecionados para análise. Os resultados indicaram que há uma influência multifatorial no padrão e na magnitude das respostas ao estresse, com predomínio nas manifestações de sintomas psicológicos. A maneira como o indivíduo lida com experiências e eventos estressores determinará a vulnerabilidade de seu organismo à ocorrência de doenças físicas e psicológicas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.