Diversidade sexual: da biologia sexista aos estudos de gênero
DOI:
https://doi.org/10.18316/1688Palabras clave:
Saúde, Diversidade Sexual, Homoafetividade, Direitos Humanos, PsicologiaResumen
Na contemporaneidade, encontramos uma série de comportamentos humanos sendo expressos para o mundo. Muitos deles são entendidos como fora dos padrões impostos por uma sociedade arcaica e preconceituosa, principalmente os relacionados à sexualidade. A diversidade sexual humana, dentro desse contexto, ganha maior visibilidade na atualidade, em um papel contraditório que ora assume a homoafetividade dentro de um contexto de quebra de estereótipos, ora de reforço à questão do preconceito. No campo dos Estudos de Gênero, na linha dos Estudos Feministas, entendemos que movimentos que proliferam o preconceito e a discriminação das diversas orientações sexuais precisam ser repensados e muitos deles, desconstruídos. Muitas teorias psicológicas que ainda perduram acabam construindo e mantendo preconceitos com base em um discurso produzido por uma ciência positivista. Muitas dessas teorias centram-se nos fatores etiológicos da homoafetividade, apontando para a orientação sexual como uma escolha, que gira em torno de uma mãe super-protetora ou de um pai negligente. Nessa perspectiva, defendemos que é preciso existir o conhecimento e a compreensão da diversidade sexual para além de uma visão biologicista e sexista, para que as pessoas possam ter a sua cidadania respeitada em todos os seus aspectos, contribuindo para a existência de uma sociedade mais justa e solidária.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.