Epidemiologia e fatores de risco cardiovasculares em jovens adultos: revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.18316/2126Palabras clave:
Epidemiologia, Fatores de Risco Cardiovasculares, Jovens AdultosResumen
O desenvolvimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) tem sido causa de preocupação no que se refere às políticas públicas para saúde no Brasil e no mundo. Pesquisas com dados epidemiológicos apontam que as doenças cardiovasculares (DCV) lideram as causas de morbimortalidade no Brasil, nesse sentido, o objetivo desse estudo foi apresentar uma revisão de literatura nacional e internacional com o intuito de identificar a incidência dos fatores de risco cardiovasculares (FRC) em jovens adultos. As publicações referentes ao assunto dentro dessa faixa etária são escassas e a revisão de literatura amplia o conhecimento na área. Considerando que estes são os futuros idosos, e tendo conhecimento do estado atual de sua saúde, é possível fazer uma previsão do desenvolvimento das DCV’s a longo prazo. Conclui-se que essa faixa etária apresenta um nível de suscetibilidade para desenvolver DCV, e que há a necessidade de investimentos em programas de políticas públicas, focados na orientação e cuidado com a saúde em vistas de prevenir e proteger contra DCV, bem como na qualificação do trabalho em equipe de saúde.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.