Avaliação da adaptação em atletas de alto rendimento: um estudo exploratório

Autores/as

  • Evandro Morais Peixoto Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC). Université du Québec à Trois-Rivières (UQTR).
  • Elisa Medici Pizão Yoshida 1Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC)
  • Marcos Alencar Abaide Balbinotti Université du Québec à Trois-Rivières (UQTR).
  • Tatiana Cassia Nakano Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC).
  • Daniela Wiethaeuper Université du Québec à Trois-Rivières (UQTR).

DOI:

https://doi.org/10.18316/2317-8582.15.2

Palabras clave:

Avaliação psicológica, Esporte, Instrumento de avaliação, Autorrelato

Resumen

Esta pesquisa, teve como principal objetivo avaliar a Eficácia Adaptativa de uma amostra composta por atletas brasileiros e verificar possíveis diferenças entre os grupos em função da modalidade esportiva (basquete, futsal e vôlei), categoria (juvenil e adulta) e sexo (masculino e feminino). Para tanto, apoiou-se no conceito de eficácia adaptativa desenvolvido por Ryad Simon e na Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada para Atletas (EDAO-AR-A), que avalia a eficácia adaptativa de atletas através de dois setores adaptativos (Afetivo Relacional A-R e Produtividade Pr). A amostra foi composta por 150 atletas (idade 21,45 ± 4,14, 50,7% homens). Através da MANONA verificou-se uma diferença estatisticamente significativa em função da modalidade esportiva. O teste post hoc de Bonferroni indicou que no setor A-R atletas do futsal apresentaram média significativamente maior quando comparado aos atletas do basquete no fator Relações Interpessoais. Através da ANOVA verificou-se que atletas da categoria juvenil apresentaram níveis significativamente superior no fator Autocontrole, correspondente aos dois setores adaptativos. Em relação ao sexo, atletas do sexo masculino apresentaram média significativamente superior no fator Autocontrole, setor AR; no fator Enfrentamento, setor Pr e na Eficácia Adaptativa geral. Identificou-se diferentes contextos que influenciam os processos adaptativos em atletas de alto rendimento.

Biografía del autor/a

Evandro Morais Peixoto, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC). Université du Québec à Trois-Rivières (UQTR).

Graduado em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010). Mestre em Psicologia como Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2012). Doutorando em Psicologia pela mesma universidade, com estagio doutoral PDSE desenvolvido na Université du Québec à Trois-Rivières-UQTR. Possui experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia do Esporte e Avaliação Psicológica de Atletas. Membro do GT- “Avaliação da Personalidade e Psicopatologia” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

Elisa Medici Pizão Yoshida, 1Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1989). Fez Pós Doutorado na Université de Montréal, Canadá (1995). Professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Psicologia e na Faculdade de Psicologia entre 1990 e 2013. Presidente do Capítulo Latino Americano da Society for Psychotherapy Research - SPR ( 2007 - 2008). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: mudança em psicoterapia breve e avaliação psicológica.

Marcos Alencar Abaide Balbinotti, Université du Québec à Trois-Rivières (UQTR).

Professor na Université du Québec à Trois-Rivières-UQTR, Departamento de psicologia. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestrado em Psicologia Social pela mesma Universidade. Ddoutorado em Psicologia pela Université de Montréal. Pós-doutorado Psicologia, o primeiro realizado no Laboratoire de Variables Affectives (LaVA) pela Université de Montréal, em Montreal (Canadá), e o segundo realizado no Collectif de Recherche en Counseling et Développement de Carrière (CRCDC) pela Université de Sherbrooke, em Sherbrooke (Canadá).

Tatiana Cassia Nakano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC).

Doutora em Psicologia como Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, onde atua como docente do curso de graduação e pós-graduação stricto sensu em Psicologia, pesquisadora da linha de Instrumentos e processos em avaliação psicológica. Pós Doutorado pela Universidade São Francisco. Presidente atual da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (Criabrasilis).  Atua principalmente nas temáticas de avaliação da criatividade, altas habilidades / superdotação. Pesquisadora Produtividade CNPq nível 2.

Daniela Wiethaeuper, Université du Québec à Trois-Rivières (UQTR).

Psicóloga, PhD em psicologia clínica em Psicologia pela Université de Montréal, Professora adjunta, departamento de psicologia,  Universidade do quebec em trois-rivières.

Citas

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Publicado

2015-11-27

Número

Sección

Artigos Originais