Efeitos da prática do Método Pilates em atletas de diferentes modalidades
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v5i2.3144Palabras clave:
Métodos Pilates, Atletas, Efeitos, DesempenhoResumen
Introdução: O Pilates é uma atividade física amplamente difundida e procurada devido à receptividade dos seus participantes. Surgiu como uma forma de condicionamento físico que busca o bem-estar geral do indivíduo. As pessoas, em geral, vêm cada vez mais se beneficiando do método como uma forma de reestruturação do corpo, procurando um nivelamento entre flexibilidade, força e resistência, e ainda como uma forma de prevenção de lesões. Apesar de todos os efeitos benéficos observados na prática dessa atividade, poucas são as evidências científicas encontradas nos dias atuais, no que se refere aos resultados com atletas de alto rendimento.
Objetivo: O objetivo deste estudo foi revisar achados anteriores quanto aos efeitos da prática do Método Pilates por atletas, sejam eles amadores ou não.
Método: Foram selecionados e analisados artigos de periódicos arbitrados e estudos presentes em bancos de dados acadêmicos.
Resultados e conclusões: Observou-se que o Método Pilates trouxe benefícios noque tange ao desempenho esportivo, coordenação, flexibilidade, força muscular e postura. Dada a escassez de dados encontrados, verificou-se a necessidade de desenvolvimento de estudos com protocolos padronizados, com outras modalidades e com atletas do sexo feminino.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.