Desenvolvimento de habilidades motoras: evidências de validade de um novo instrumento de medida
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v6i3.3587Palabras clave:
Validade, Fidedignidade, Treinadores, CompetiçãoResumen
Introdução: O desenvolvimento de habilidades motoras é um dos conteúdos mais lembrados pela literatura relacionada à pedagogia do esporte.
Objetivo: Testar o modelo quadridimensional – Orientação ao Aperfeiçoamento (OA), Orientação à Conformação (OC), Orientação a Adequação ao Estágio Motos (OAEM) e Orientação a Práticas Variadas (OPV) – avaliado pela Escala sobre o Desenvolvimento de Habilidades Motoras no Contexto de Competições Esportivas (EDHMCCE-14) – através dos princípios métricos de análises fatoriais e consistência interna.
Método: Foi utilizada uma amostra de 108 participantes de 20 a 61 anos, de ambos os sexos, treinadores esportivos.
Resultados: Os resultados das análises fatoriais exploratória (explicando cerca de 50% da variância total do construto) e confirmatória (GFI = 0,89; AGFI = 0,83; x2/gl = 1,424; RMSEA = 0,063; PCLOSE = 0,220; CFI = 0,934) permitem concluir que o modelo testado confirmou a existência de 4 dimensões (OA, OC, OAEM, OPV). Os resultados do estudo de consistência interna obtidos pelo cálculo alpha de Cronbach (0,67 a 0,73), asseguram a relativa precisão das dimensões medidas e a confiabilidade de sua utilização aos objetivos a que se propõe.
Conclusão: Novos estudos devem explorar/testar outras importantes qualidades métricas deste instrumento (validade de conteúdo e fidedignidade teste-reteste, entre outras).
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Processo nº 88881.135861/2016-01).
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.