Ações de educação alimentar e nutricional em pré-escolares: um relato de experiência.
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v6i3.4401Palabras clave:
Pré-escolares, Autonomia, Mastigação, Educação Alimentar e NutricionalResumen
É durante a infância que ocorre a formação do hábito alimentar, e, por isso, destaca-se a necessidade de ações que estimulem a alimentação adequada e saudável, incentivando a autonomia alimentar. O objetivo deste trabalho foi desenvolver autonomia alimentar nos pré-escolares de 5 a 6 anos de uma escola privada de Educação Infantil de Sapucaia do Sul, a partir de ações educativas em alimentação e nutrição. Foram propostas para a turma de pré-escolares quatro intervenções: a primeira delas foi através do conto “Tia Zilá e suas amigas frutas”; na segunda foi abordada a trajetória dos alimentos, a necessidade da mastigação e medidas caseiras; na terceira, a roda dos alimentos; e, na quarta, autonomia alimentar. Após quinze dias da última intervenção, foi realizada a observação dos resultados. Os alunos demonstraram conhecer os alimentos, ter coordenação motora suficiente para servirem e se alimentarem individualmente, além de ter interesse pelas atividades propostas, bem como participar delas. Contudo, para que estas ações tenham continuidade, faz-se necessária a participação e o engajamento daqueles que acompanham diariamente as crianças.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.