Qualidade de vida e estado nutricional de adolescentes em uma escola particular em Fortaleza, Ceará

Autores/as

  • Monique Simões Fontoura Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Rafaella Maria Monteiro Sampaio Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Francisco Regis Da Silva Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Francisco José Maia Pinto Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v7i2.4430

Palabras clave:

Adolescentes, Qualidade de Vida, Estado Nutricional, Avaliação Nutricional

Resumen

Objetivo: Descrever a qualidade de vida e o estado nutricional de adolescentes de uma escola particular em Fortaleza, Ceará.

Método: Estudo transversal, de base escolar, desenvolvido com estudantes de uma escola particular, com idade entre 13 e 19 anos. Foram aplicados questionários referentes à frequência alimentar, qualidade de vida, dados socioeconômico e avaliação nutricional.

Resultados: Verificou-se que a maioria (11; 52,4%) das meninas tinham idade entre 13 e 14 anos; já a maioria dos meninos (13; 44,8%) tinha entre 15 e 16 anos. Verificou-se um maior percentual de excesso de peso (sobrepeso e obesidade) nas meninas (8; 38,1%) em relação aos meninos (7; 24,2%). A partir da classificação do questionário de frequência alimentar, a maioria (33; 66,6%) dos adolescentes foram classificados com alimentação péssima. Quanto a classificação da qualidade de vida, os meninos apresentaram uma maior qualidade de vida (26; 89,6%) em relação às meninas (10; 47,6%).

Conclusões: A análise do estado nutricional revelou maior prevalência de sobrepeso no sexo feminino. O sexo masculino apresentou melhor qualidade de vida entre as variáveis analisadas quando comparada ao sexo feminino.

Biografía del autor/a

Monique Simões Fontoura, Centro Universitário Estácio do Ceará

Nutricionista. Centro Universitário Estácio do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Rafaella Maria Monteiro Sampaio, Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Centro Universitário Estácio do Ceará

Nutricionista. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Professora da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e do Centro Universitário Estácio do Ceará

Francisco Regis Da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Nutricionista. Mestrando em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Especialista em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Francisco José Maia Pinto, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós-Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade de São Paulo (USP); Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Publicado

2019-07-03

Número

Sección

Artigos Originais