Avaliação microbiológica de águas de poços artesianos em propriedades rurais no município de Colorado do Oeste – Rondônia
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v6i3.4606Palabras clave:
Água Artesiana, Coliformes Totais, Coliformes Termotolerantes, Consumo HumanoResumen
Introdução: Elemento indispensável a todos os seres vivos, a água constitui o insumo essencial à preservação da vida no planeta. Quando contaminada, torna-se capaz de veicular agentes infecciosos ou substâncias capazes de agredir a saúde do homem. Para o consumo humano, a saúde pública requer água potável e segura. As Coliformes totais e as Coliformes Termotolerantes, em especial a Escherichia coli, são um dos patógenos mais comumente associados à veiculação hídrica.
Objetivo: Avaliar a qualidade microbiológica da água de poços artesianos de propriedades rurais do município de Colorado do Oeste, Rondônia.
Materiais e métodos: Foi analisada a água de poços artesianos de dez propriedades rurais, avaliando-se a sua qualidade microbiológica quanto à presença do grupo dos coliformes, a partir do Método do Número Mais Provável. Questionários a respeito da qualidade da água artesiana foram aplicados aos proprietários para relacionar os resultados microbiológicos obtidos com as atividades antrópicas do seu entorno.
Resultados: Observou-se a contaminação de três poços artesianos por Coliformes Totais e Escherichia coli.
Conclusão: Esta realidade refuta em parte a opinião dos proprietários, que consideravam essas águas como saudável e potável para o consumo humano, ressaltando a importância da avaliação e do monitoramento microbiológico dessas fontes e o cuidado com os corpos de água.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.