Associação entre o nível glicêmico, risco cardiovascular e qualidade de vida em idosos diabéticos
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v7i3.4796Palabras clave:
Idosos, Diabetes Mellitus, Alimentação, Qualidade de Vida, Estado NutricionalResumen
Introdução: Tem-se registrado um aumento do número de idosos no Brasil, com isso há a necessidade em aprofundar os estudos na saúde e nutrição da pessoa idosa a fim de lhe proporcionar melhor qualidade de vida.
Objetivos: Avaliar e relacionar o controle da glicemia, o risco cardiovascular e a qualidade da dieta consumida por idosos diabéticos.
Métodos: Estudo transversal, realizado com idosos diabéticos, no qual foram coletados dados antropométricos para avaliar a condição nutricional, o risco cardiovascular dos idosos, também foi aplicado um dia alimentar habitual, com o objetivo de avaliar o Índice de Qualidade da Dieta (IQD) juntamente um questionário sobre as condições socioeconômicas e avaliação da glicemia capilar.
Resultados: Foram entrevistados 36 idosos, sendo 61,1% do sexo feminino, 52,8% estavam com a glicemia capilar alterada e 80,6% quando comparado com o resultado do IQD, observou-se que estes idosos com a glicemia inadequada possuíam um IQD inferior aos que estavam com a glicemia adequada (p<0,05), o mesmo foi possível notar com relação a circunferência da cintura (CC), ou seja, os idosos com CC mais elevada apresentaram um IQD inferior aos idosos com menor CC (p<0,05).
Discussão: Os resultados demonstram que os idosos analisados precisam de acompanhamento multidisciplinar para controle glicêmico, educação alimentar e nutricional com vistas à melhoria da qualidade de vida dos mesmos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.