World Health Organization Disability Assessment Schedule (WHODAS 2.0): validação para adultos com baixa visão
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i1.6295Palabras clave:
WHODAS 2.0, Estudos de Validação, Baixa VisãoResumen
Introdução: O processo de validação envolve a verificação das propriedades psicométricas de um dado instrumento para verificar o seu uso em uma população específica.
Objetivo: Validar a World Health Organization Disability Assessment Schedule (WHODAS 2.0), para sua aplicabilidade na população brasileira adulta com baixa visão.
Materiais e métodos: No total foram entrevistados 125 pessoas com baixa visão, cadastrados em associações de deficientes visuais das cidades de Uberlândia-MG, Uberaba-MG e Ribeirão Preto - SP. Para a validação de critério convergente/divergente o WHOQOL-Abreviado foi utilizado. Foram realizadas 3 etapas de entrevistas, com intervalo de sete dias cada.
Resultados: Na 1ª etapa de avaliação houve moderada validação da consistência interna na maioria dos domínios (??0,64), exceto em atividades escolares e de trabalho (?=0,14). Para a validação do tipo critério convergente e divergente verificou-se uma moderada correlação significativa entre alguns dos domínios do WHODAS 2.0 com os domínios do WHOQOL-Abreviado. Na 2a e 3a etapa participaram 100 pessoas, e estas apresentaram boa confiabilidade na entrevista realizada pelo mesmo avaliador (teste reteste) e excelente confiabilidade no inter-avaliadores (ICC>0,70).
Conclusão: O WHODAS 2.0 foi considerado válido para pessoas com baixa visão, portanto, útil para avaliar a funcionalidade desta população.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.