Cuidados à saúde da gestante no âmbito da Atenção Primária
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v8i3.6713Palabras clave:
Atenção Primária à Saúde, Gestantes, Promoção da SaúdeResumen
Introdução: Garantir o acesso e o acolhimento de todas as mulheres, durante as diversas fases do ciclo gravídico-puerperal, desenvolvendo atividades de promoção e prevenção à saúde, cura e reabilitação, além de cuidados com o recém-nascido, são atividades requeridas na Atenção Primária à Saúde. Avaliar essas ações é fundamental para melhora da qualidade dos serviços prestados.
Objetivo: Neste trabalho, o objetivo foi verificar quais são os cuidados ofertados à saúde da gestante na Atenção Primária, de acordo com o Protocolo da Atenção Básica da Saúde das Mulheres.
Materiais e Métodos: Realizou-se um estudo transversal em 15 Unidades de Saúde da Família- USF, em área urbana, de um município do Brasil. Foi utilizado roteiro semiestruturado, em forma de entrevista com os gerentes de 15 USF.
Resultados: Os resultados mostram padronização no fluxograma de gestante e prontuários utilizados em todas as unidades. Em 93,33% das unidades ocorrem o mapeamento dos domicílios com gestantes e visitas domiciliares e em 86,67% acontece o monitoramento das gestantes na área de abrangência das equipes de saúde da família. O tratamento curativo odontológico ocorre em 93,34% das USF e em 73,34% há práticas de educação em saúde bucal durante a gestação.
Conclusão: Conclui-se que há uniformidade dos prontuários e do fluxograma na Atenção Primária à Saúde da gestante, entretanto, constituem ainda um desafio a busca ativa e visitas domiciliares, assim como as práticas educativas e o cuidado odontológico.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.