A geração z e a conexão 24 horas por dia: influências da internet em adolescentes na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v8i3.6821Palabras clave:
Internet, Adolescentes, Realidade Virtual e TecnologiasResumen
Objetivos: Compreender as influências da internet nos aspectos psíquicos, comportamentais e socioculturais na vida cotidiana dos adolescentes.
Métodos: Trata-se de revisão sistemática, baseada no PRISMA. A busca dos artigos ocorreu em fevereiro de 2020, nas bases LILACS, SciELO, ScienceDirect e MEDLINE, utilizando os descritores: Internet, Adolescentes, Realidade Virtual e Tecnologias, combinados por meio dos operadores booleanos AND e OR. A seleção seguiu as seguintes etapas: exclusão por não apresentar relação com a temática, leitura dos títulos, duplicados, resumos, objetivos e análise na íntegra. Foram identificados 2.167 estudos e 28 contemplaram os critérios de inclusão.
Resultados: Pode-se identificar influências no *comportamento dos adolescentes, usuários da internet, gerando a dependência, violência, agressividade e risco de suicídio. Em relação à dimensão psíquica, o uso intensivo da internet acarreta ansiedade, depressão ou angústia. No aspecto sociocultural, ocorre uma susceptibilidade ao isolamento social, por se sentirem apoiados no âmbito virtual.
Conclusão: Constata-se a necessidade de estudar mais essa temática, valorizando as diversas influências que afetam o adolescente na utilização da internet, de modo a subsidiar intervenções dos profissionais de saúde.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.