Saúde mental em tempos de isolamento social por COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.6954Palabras clave:
Saúde mental, Isolamento social, CoronavírusResumen
Introdução: O isolamento social foi a medida adotada pela maioria dos países do mundo com o intuito de frear a disseminação da COVID-19. Todavia, os impactos de tal ação podem acarretar diversos riscos à saúde mental da população em geral.
Objetivos: Objetivou-se buscar na literatura estudos que retratassem os impactos psicológicos causados pelo isolamento social face a pandemia de COVID-19.
Metodologia: Utilizou-se de algumas bases de dados eletrônicas para a pesquisa, como LILACS, PubMed, Web of Science e Google Scholar combinando as palavras chaves: Saúde mental; Isolamento social; Coronavírus. A seleção de 10 artigos foi feita após análise criteriosa observando se os mesmos se enquadravam na temática estudada e apresentavam dados ou conceitos relevantes para a pesquisa.
Resultados: Os estudos retratam quadros de impactos psicológicos na população que passam pela necessidade de isolamento social, destacando fatores, grupos mais afetados e medidas de auxílio.
Conclusão: Pode-se concluir, portanto, a necessidade de ponderar o auxílio no cuidado com a saúde mental da população tanto quanto o cuidado físico, a fim de um acompanhamento conciso que não resulte em transtorno pós-traumáticos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.