Associação do risco cardiovascular com a imagem corporal e estado nutricional de pacientes de um serviço de estética
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.7185Palabras clave:
Saúde, Tecido Adiposo, Nutrição, Imagem CorporalResumen
Objetivo: O objetivo do presente estudo foi analisar a associação do risco cardiovascular com a percepção da imagem corporal e o estado nutricional e de pacientes atendidos na clínica de estética em uma instituição de ensino superior de Maringá, Paraná.
Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo transversal, realizado com 95 pacientes, de ambos os sexos, com idades entre 20 e 59 anos. Como instrumentos, foram utilizados a Escala de Nove Silhuetas, pelo Índice de Massa Corporal (IMC) e pela circunferência da cintura. A análise dos dados foi conduzida por meio do teste Exato de Fisher (p<0,05).
Resultados: Os resultados evidenciaram que quarenta e oito pacientes (84,21%), das 57 que responderam a Escala de Nove Silhuetas, mostraram-se insatisfeitas com o corpo pelo excesso de peso. Não foi observada associação significativa do risco cardiovascular com o IMC e apercepção de imagem corporal (p>0,05).
Conclusão: o risco cardiovascular parece não estar associado ao IMC e imagem corporal dos pacientes da clínica de estética. No entanto, ressalta-se que as mulheres com quadro de obesidade e de elevado risco cardiovascular procuram mais tratamentos para redução da gordura corporal.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.