Estimulação transcraniana por corrente contínua uma nova possibilidade terapêutica para o tratamento da fibromialgia: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.7355Palabras clave:
fibromialgia, estimulação transcraniana por corrente contínua, dorResumen
O presente estudo teve como objetivo avaliar o uso da estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) como uma nova possibilidade terapêutica para pacientes com fibromialgia, através de uma revisão de literatura. A partir de uma busca eletrônica nas bases de dados Pubmed, LILACS, SciELO e ScienceDirect, no período de2008 a2018, foram encontrados 48 artigos. Logo, selecionaram-se 9 estudos de acordo com os critérios: estimulação transcraniana por corrente contínua em córtex dorsolateral pré-frontal (CDLPF), córtex motor primário (M1), pesquisa em humanos, ensaios clínicos e estudo cruzado. Estes foram agrupados em três grupos: benefícios clínicos, efeitos adversos e contra-indicações. Os resultados obtidos nesta revisão demonstraram que o principal benefício clínico da ETCC foi à diminuição da dor após a estimulação sobre o córtex motor primário, além disso, percebe-se que o aumento do número de sessões de ETCC está relacionado com efeito duradouro do tratamento. Os efeitos colaterais mais relatados foram coceira, vermelhidão e formigamento no local da aplicação. As contra indicações do uso desta técnica são implantes metálicos na cabeça, histórico recente de neurocirurgia, distúrbios psiquiátricos graves, gravidez e lactação, entre outros. Esta revisão poderá levar a um melhor direcionamento dos resultados relacionados ao alívio da dor, podendo surgir assim uma nova possibilidade terapêutica para os FM.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.