Avaliação da Estabilidade da Enzima Acetilcolinesterase em Amostras de Sangue Frescas e Congeladas
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7711Palabras clave:
Acetilcolinesterase, Estabilidade, Agrotóxicos, Amostras frescas, Amostras congeladas, Exposição ocupacionalResumen
Objetivo: avaliar a estabilidade da atividade enzimática da acetilcolinesterase (AChE) em amostras de sangue frescas e congeladas.
Materiais e Métodos: a amostra foi composta por um pool de voluntários no qual foi determinada a atividade da AChE. A atividade foi determinada na amostra sem contaminação pelo agrotóxico Diazinon 0,07M (P0/controle) e em três níveis de inibição pelo composto: P1 (7x10-3M), P2 (5,7x10-3M) e P3 (4x10-3M). Avaliou-se a estabilidade das amostras frescas no dia da coleta, bem como 24 e 72 horas após a coleta. As amostras congeladas foram avaliadas após 3, 6 e 8 dias de congelamento.
Resultados: nas amostras frescas a estabilidade do controle foi de 24 horas e nas amostras contaminadas com agrotóxico apresentaram menor estabilidade e maior inibição da AChE com o passar do tempo. As amostras congeladas apresentaram boa estabilidade durante 8 dias. Não foi observada diferença significativa entre a atividade da AChE em amostras frescas e congeladas no 3° dia, porém as amostras frescas não foram estáveis.
Conclusão: o processamento das amostras frescas pode ser realizado até o 3º dia e as amostras congeladas, embora necessitem de mais testes compreendendo 24 e 48 horas de congelamento, podem ser utilizadas até 8 dias.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.