Fitormônios Esteroidais: Uma Revisão
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.7810Palabras clave:
Fitoterápicos, Anabolizantes, TestosteronaResumen
Objetivo: O presente trabalho tem como finalidade investigar os estudos realizados na literatura, buscando evidências científicas que corroborem o uso dos fitoterápicos citados, com ação anabolizante, atestando seus riscos e benefícios.
Método: Trata-se de uma revisão integrativa, utilizando o método PRISMA (Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análise) como exemplo, onde foram buscados nas bases de dados estudos clínicos em animais e humanos.
Resultados e discussão: Verificando as informações obtidas, observou-se que alguns fitoterápicos obtiveram efeito ergogênico positivo elevando os níveis de testosterona livre e força muscular, mas não induziram o aumento de massa corporal magra. Também houve aumento na libido, motilidade e qualidade de esperma, bem como outros efeitos benéficos a saúde.
Conclusão: Desta forma, não possuem estudos conclusivos que comprovem a efetividade dos mesmos para o aumento de massa muscular decorrente da indução de produção de testosterona. Mucuna pruriens e Eurycoma longifolia (long jack) obtiveram os melhores resultados no que diz respeito ao efeito ergogênico e testosterona sérica, ainda assim mais ensaios clínicos em humanos são necessários para comprovar sua completa incontestabilidade.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.