Intervenções motoras e funcionalidade de crianças com paralisia cerebral: uma revisão integrativa de ensaios clínicos controlados e randomizados
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.8204Palabras clave:
Paralisia cerebral, Ensaio clínico controlado randomizado, ReabilitaçãoResumen
Objetivo: Revisar de forma integrativa as intervenções motoras que têm sido utilizadas em estudos clínicos controlados e randomizados sobre funcionalidade de crianças com paralisia cerebral.
Materiais e Método: As buscas foram realizadas nas bases de dados MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System on-line), Scopus, Web of Science e PeDRO (Physiotherapy Evidence Database); e biblioteca eletrônica CINAHL (Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature); e seguiram a estratégia SPIDER (Sample, phenomenon of interest, design, evaluation and research type). Também foram incluídos por meio de busca manual os termos: Modalidades de Terapia Física, Técnicas de Terapia Física e Fisioterapia Neurológica.
Resultados: Foram encontrados nove ensaios clínicos controlados e randomizados. Os instrumentos mais utilizados foram: Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI); Medida da Função Motora Grossa (GMFM-88 e GMFM-66); Teste de Caminhada de 6 minutos e o Teste de Caminhada de 10 metros. As intervenções motoras/físicas adotadas foram: uso de jogos virtuais; treino de marcha; ciclismo; exercícios aeróbios; exercícios de força e resistência funcional; treinamento funcional domiciliar; e fisioterapia convencional.
Conclusão: Profissionais devem conhecer intervenções seguras e eficazes baseadas em evidências, que juntamente com experiências pessoais, interesse e motivação das crianças, possam ajudar a potencializar suas capacidades.
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