Correlações entre perfil socioacadêmico, habilidades sociais e uso de substâncias psicoativas por estagiários da saúde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v11i2.9227

Palabras clave:

Habilidades Sociais, Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias, Estudantes de Ciências da Saúde.

Resumen

Introdução: O estágio supervisionado na área da saúde é período de relacionar teoria e prática, podendo ser permeado de desafios e instabilidades. Objetivo: Investigar correlações entre variáveis socioacadêmicas, habilidades sociais e uso de substâncias psicoativas em estagiários da área da saúde. Metodologia: Pesquisa quantitativa e transversal. Amostra composta por estagiários da área da saúde de uma universidade pública paulista. Foram utilizados três instrumentos: Questionário socioacadêmico, Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test e Inventário de Habilidades Sociais. Para análise foram utilizados cálculos de estatística descritiva, protocolos dos instrumentos e Teste de Correlação de Pearson. Resultados: Participaram 113 estagiários, com média de idade de 22 anos, maioria do gênero feminino e solteira e, que já fizeram uso de substâncias. As substâncias mais utilizadas foram álcool, tabaco e maconha.  Parte expressiva apresentou repertório de habilidades sociais deficitário, destacando-se os fatores: Enfrentamento e autoafirmação com risco e Conversação e Desenvoltura Social. Observaram-se correlações positivas: maconha e tabaco; maconha e autocontrole da agressividade; curso e conversação e desenvoltura social; correlações negativas: maconha e religião; lazer e conversação e desenvoltura social. Conclusão: Necessidade de programas de atenção à saúde do estagiário voltado a prevenção do uso de substâncias e treino de habilidades sociais.

Biografía del autor/a

Meire Luci da SILVA, Universidade Estadual Paulista (UNESP),

Professora Assistente Doutora do curso de Terapia Ocupacional do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marilia, SP, Brasil. Tutora do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), Marilia, SP, Brasil. 2 Discente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marilia, SP, Brasil.

Marcela Doescher Dias, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Discente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marilia, SP, Brasil.

Kelly Cristina Correa, Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA

Terapeuta Ocupacional, Residente do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA, Marília, SP, Brasil.

Regina Cassia Rondina, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professora Assistente Doutora do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós Graduação em Ensino e Processos Formativos da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marilia, SP, Brasil.

Nilson Rogério Silva, Universidade Estadual Paulista – UNESP

Livre-Docente do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, da  Universidade Estadual Paulista – UNESP, Marília, SP, Brasil.

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Publicado

2023-06-22

Número

Sección

Artigos Originais