Influência das Alterações Sensoriais na Marcha de Crianças com Síndrome de Down: Revisão Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v11i3.9612Palabras clave:
Síndrome de Down. Marcha. Privação sensorial. Retroalimentação sensorial.Resumen
Introdução: Um dos marcos motores com maior atraso entre crianças com Síndrome de Down (SD) é o da marcha. Objetivo: Compreender como as alterações sensoriais podem interferir na aquisição da marcha em crianças com SD. Materiais e Métodos: Estudo documental do tipo revisão integrativa, utilizando bases de dados virtuais. Foram selecionados estudos no formato de artigo, em português ou inglês, publicados no período de 2008 a 2018. Resultados: Utilizando-se os Descritores: síndrome de Down, marcha, equilíbrio postural, feedback sensorial/retroalimentação sensorial e privação sensorial, em português e inglês, encontrou-se inicialmente 59 artigos; após filtragem pelos critérios de exclusão a amostra final foi composta por 9 manuscritos. Conclusões: Observou-se uma fragilidade em relação às vivências sensoriais e a influência destas sobre os fatores relacionados a aquisição da marcha, dificultando seu desenvolvimento, controle e refinamento em crianças com SD.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Saúde e Desenvolvimento Humano
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.