Influência das Alterações Sensoriais na Marcha de Crianças com Síndrome de Down: Revisão Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v11i3.9612Palavras-chave:
Síndrome de Down. Marcha. Privação sensorial. Retroalimentação sensorial.Resumo
Introdução: Um dos marcos motores com maior atraso entre crianças com Síndrome de Down (SD) é o da marcha. Objetivo: Compreender como as alterações sensoriais podem interferir na aquisição da marcha em crianças com SD. Materiais e Métodos: Estudo documental do tipo revisão integrativa, utilizando bases de dados virtuais. Foram selecionados estudos no formato de artigo, em português ou inglês, publicados no período de 2008 a 2018. Resultados: Utilizando-se os Descritores: síndrome de Down, marcha, equilíbrio postural, feedback sensorial/retroalimentação sensorial e privação sensorial, em português e inglês, encontrou-se inicialmente 59 artigos; após filtragem pelos critérios de exclusão a amostra final foi composta por 9 manuscritos. Conclusões: Observou-se uma fragilidade em relação às vivências sensoriais e a influência destas sobre os fatores relacionados a aquisição da marcha, dificultando seu desenvolvimento, controle e refinamento em crianças com SD.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Saúde e Desenvolvimento Humano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.