Ações Interdisciplinares na Atenção Integral ao Adolescente: Uma Revisão Literária

Autores/as

  • DANIELA SOUZA DA SILVA ULBRA, CANOAS/RS
  • Nádia Teresinha Schröder Universidade Luterana do Brasil – Canoas, RS
  • Dóris Cristina Gedrat Universidade Luterana do Brasil – Canoas, RS

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v11i3.9723

Palabras clave:

adolescência, atendimento integral, equipe interdisciplinar de saúde

Resumen

Introdução: A adolescência é uma fase da vida com importantes alterações físicas, cognitivas, psicológicas e sociais, sendo considerada vulnerável a fatores de risco. Compreende-se ser relevante as ações voltadas à atenção integral para esse público.

Objetivo: Esta pesquisa objetivou realizar um levantamento teórico acerca das ações de áreas interdisciplinares voltadas à atenção integral ao adolescente, com intuito de identificar as características, importância e sugestões a essas práticas.

Materiais e Métodos: Foi realizada uma revisão de literatura, com uma busca junto às bases de dados científicos no período de junho a agosto de 2020, sendo incluídos os artigos publicados nos anos de 2010 a 2019 e excluídos os artigos não disponíveis na íntegra, que traziam a palavra criança no título e os estudos de revisão.

Resultados: Foram selecionados 18 artigos, sendo identificados 5 contextos de ações: adolescente e gravidez, adolescente e a Lei, adolescente e as drogas, obesidade e transtornos alimentares na adolescência e outros contextos.

Conclusão: Foi possível destacar a diversidade de ações acerca da integralidade na atenção ao adolescente, envolvendo profissionais interdisciplinares desde o setor da saúde até o setor educacional. Faz-se necessária a preparação dos profissionais envolvidos nessas práticas para que se obtenha resultados mais efetivos das ações.

Biografía del autor/a

DANIELA SOUZA DA SILVA, ULBRA, CANOAS/RS

Psicóloga formada na Universidade Federal do Amazonas e Mestre em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade pela Ulbra, Canoas/RS.

Nádia Teresinha Schröder, Universidade Luterana do Brasil – Canoas, RS

Formada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), cidade de Porto Alegre, RS, Brasil. Doutora em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora do Curso de Mestrado em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade, da Universidade Luterana do Brasil, RS

Dóris Cristina Gedrat, Universidade Luterana do Brasil – Canoas, RS

Formada(o) em Letras – Bacharelado Português/Inglês pela(o) PUC/RS, que fica em Porto Alegre, RS, Brasil. Doutora em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora e pesquisadora do curso de Letras e do Curso de Mestrado em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade, da Universidade Luterana do Brasil, RS

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Publicado

2023-10-13

Número

Sección

Artigos de Revisão