Tecnologia e Saúde: Desenvolvimento do Minimum Viable Product (MVP) de uma Plataforma Digital de Ensino para Profissionais da Saúde
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v12i3.11037Palavras-chave:
Educação em saúde, Aplicação da informática médica, Tecnologia da informação, Inovação tecnológica, Tecnologia em SaúdeResumo
Introdução: A tecnologia tem crescido de forma exponencial em todos os âmbitos, na área da educação em saúde não seria diferente. Com a pandemia causada pela Covid-19 em 2020, foi notável a necessidade de estratégias que possam ser realizadas de maneira remota, incluindo tarefas indispensáveis como os estudos. Objetivo: Desenvolver uma plataforma digital de ensino em saúde, com integração de site e aplicativo que possa auxiliar na capacitação de alunos e profissionais da saúde. Materiais e Métodos: Elaboração de um plano de negócios, com ferramentas como mapa da empatia e Canvas. Desenvolvimento do Minimum Viable Product (MVP) de uma plataforma digital utilizando tecnologias web, tais como: Javascript, HTTP, JSON, NodeJS, ReactJS, React Native, Tailwind e Expo. Resultados: Foi desenvolvida uma plataforma digital de cursos para área da saúde com integração entre site e APP, onde o usuário consegue acessar as funcionalidades da plataforma em ambos, e com continuidade a partir de um login de acesso, com um minicurso e um e-book disponíveis gratuitamente. Conclusão: Desenvolveu-se uma plataforma com foco em estudantes e profissionais da saúde, com o objetivo que estes obtenham uma fonte segura, rápida e mais acessível de informação, impulsionando o empreender e a tecnologia para profissionais da saúde.
Referências
Tortorella, Guilherme Luz, et al. Implementação da produção enxuta e Indústria 4.0 em empresas brasileiras de manufatura. Revista Empreender e Inovar. 1.1 2018: 1-18.
Ries, Eric. A Startup Enxuta: Como usar a inovação contínua para criar negócios radicalmente bem-sucedidos. Sextante, 2019.
de Mello, JG, Renato Cavalcanti Novaes, and Silvio de Cassio Costa Telles. "Educação Física Escolar a Distância: Análise de Propostas para o Ensino Remoto". EaD Em Foco 10.3 2020.
Viana LS et al. Educação em saúde e o uso de aplicativos móveis: uma revisão integrativa. Gestão e Desenvolvimento. 2020; (28):75-94.
Brusamento, Serena et al.Educação digital de profissionais de saúde na área de pediatria: revisão sistemática e meta-análise pela colaboração digital de educação em saúde. Journal of medical Internet research. 2019;21(9): e14231.
Palácio, Maria Augusta Vasconcelos, and Iukary Takenami. "Em tempos de pandemia pela COVID-19: o desafio para a educação em saúde." Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia. 2020. 8.2: 10-15.
Santos, Álisson Oliveira dos et al. Desenvolvimento e Avaliação de uma Plataforma Colaborativa Digital para Educação e Tomada de Decisão Médica Baseada em Evidências. Revista Brasileira de Educação Médica. 2020.43: 513- 524.
Byrnes, Kevin G., et al. "Communication, collaboration and contagion:“Virtualisation” of anatomy during COVID‐19". Clinical Anatomy. 2021. 34.1: 82-89.
Barra DCC, Dal Sasso GTM. Tecnologia móvel à beira do leito: processo de enfermagem informatizado em terapia intensiva a partir da CIPE 1.0®. Texto and Contexto Enfermagem. 2010; 19(1):54.
Osaku, E.F. Desenvolvimento de um software didático para o apoio ao aprendizado de ventilação mecânica [dissertação de mestrado]. Paraná: Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná; 2005.
Schlupeck M, Stubner B, Erfurt-Berge C. Development and evaluation of a digital education tool for medical students in wound care. Int Wound J. 2021;18(1):8-16.
Barra DCC et al. Métodos para desenvolvimento de aplicativos móveis em saúde: revisão integrativa da literatura. Texto & Contexto-Enfermagem. 2017; 26(4).
Canesin MF, Furtado FN, Gonçalves RM, Carraro DC, Oliveira TMN, Rodrigues R, Fuganti CJ, Mesas CE, Uemura L. Learning: New Strategy for Humanized Digital Medical Education and Training in Cardiology. Arq Bras Cardiol. 2022 Oct;119(5 suppl 1):35-42.
Bogar PZ, Virag M, Bene M, Hardi P, Matuz A, Schlegl AT, Toth L, Molnar F, Nagy B, Rendeki S, Berner-Juhos K, Ferencz A, Fischer K, Maroti P. Validation of a novel, low-fidelity virtual reality simulator and an artificial intelligence assessment approach for peg transfer laparoscopic training. Sci Rep. 2024;14(1):16702.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Saúde e Desenvolvimento Humano

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.

Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.