Tratamento multiprofissional da obesidade sobre o risco cardiometabólico e a aptidão física relacionada à saúde de mulheres com obesidade severa
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.7216Palavras-chave:
Aptidão física, Fatores de risco, Equipe Interdisciplinar de Saúde, Obesidade Mórbida, Doença CrônicaResumo
Objetivos: Analisar os efeitos de um programa multiprofissional de tratamento da obesidade (PMTO) sobre o risco cardiometabólico e a aptidão física relacionada à saúde (AFRS) de mulheres com obesidade severa.
Materiais e Métodos: Participaram deste ensaio clínico pragmático 12 mulheres de um PMTO com 24 semanas incluindo prática de exercícios físicos, orientações de educação física, nutrição e psicologia.
Resultados: Houve melhora significante em todos os parâmetros antropométricos, de composição corporal, da AFRS e nos níveis de triglicerídeos (p < 0,05) após a intervenção. Não foram observadas diferenças nos parâmetros hemodinâmicos, glicemia em jejum e colesterol HDL (p > 0,05).
Conclusão: A amostra apresentava um perfil inicial de risco cardiometabólico e de AFRS bastante comprometidos. Os resultados evidenciam que um PMTO, pautado na terapêutica usual para obesidade (exercício físico, orientação nutricional e suporte psicológico), foi eficaz em melhorar a AFRS, e, consequentemente, minimizar o risco cardiometabólico em mulheres com obesidade severa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.