A tradição cívica da escola Francisco Pereira de Andrade no processo de construção da memória local em Itacima-CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/dilogo.vi52.10088

Palavras-chave:

Desfile Cívico, Escola, Itacima, Memória Local.

Resumo

O presente trabalho aborda a tradição cívica da Escola de Educação Básica Municipal Francisco Pereira de Andrade do distrito de Itacima da cidade de Guaiúba-CE, no processo de resgate da memória local a partir dos desfiles apresentados à comunidade. O que suscitou problematizar a lógica em que se expõe a instituição para a população através do seu cortejo patriótico apreciado e vivenciado por uma grande quantidade de moradores. Para essa empreitada, foi necessária uma abordagem metodológica com base na pesquisa exploratória que se utilizou de um arcabouço de fontes escritas, orais e fotográficas para a análise do contexto histórico em estudo, que abarca as primeiras décadas do século XX até o contexto atual. À vista disso, buscou-se pela investigação dos atos que envolvem os desfiles, momento este, em que a escola tenta narrar e alegorizar sua própria existência, reunindo seus símbolos e personagens.

Biografia do Autor

Alan Philipe Moreira Silveira, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central da Universidade Estadual do Ceará

Mestrando Interdisciplinar em História e Letras (MIHL) pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Bolsista da Fundação Cearense de Apoio a Pesquisa (FUNCAP). Bacharel Interdisciplinar em Humanidades (UNILAB - 2018); Pós-graduado em Docência do Ensino Superior (FAESDO-2020); Graduado em Licenciatura em Pedagogia (FAK - 2018); Graduado em Licenciatura em História (UNILAB - 2021). Foi bolsista nos projetos "Acervo cartorial no Arquivo Público do Estado do Ceará: organização e digitalização de um patrimônio histórico" (2019) e "Processos de Redenção e região no Arquivo Público do Estado do Ceará: descrição e digitalização de um patrimônio histórico" (2020) do Programa de Bolsa de Extensão, Arte e Cultura - PIBEAC/UNILAB. É membro dos Grupos de Pesquisa: "Trabalho, Cultura e Migrações no Ceará" (GPTCM/UNILAB) e "Práticas de Edição de Textos do Estado do Ceará" (PRAETECE/UECE). Desenvolve pesquisa sobre História Social do Crime com ênfase na antiga Vila do Acarape-Ceará e seu Termo.

André Victor da Silva Oliveira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Mestre Interdisciplinar em Humanidades (POSIH/Unilab) com bolsa de dedicação exclusiva (FUNCAP). Licenciatura plena em História (IH/Unilab), neste período foi bolsista do Programa Residência Pedagógica (CAPES) do subprojeto de História e bolsista voluntário de Iniciação Científica (FUNCAP), com o projeto de pesquisa: "Que liberdade é essa? Contradições e limites do processo de abolição e pós-abolição na Província do Ceará (1883-1888)". Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades (IHL/Unilab), com experiência na área da Antropologia, com ênfase em Antropologia Rural. Membro do Grupo de Pesquisa "Trabalho, Cultura e Migrações no Ceará" (CNPq/Unilab). Áreas de interesse: Abolição e Pós-abolição no Ceará; Movimento Abolicionista; Imprensa do Século XIX; Juventudes e Ruralidades.

Referências

ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz de. Festas para que te quero: por uma historiografia do festejar. Revista Patrimônio e Memória. v.7, n.1, 2011, p. 134-150. Disponível em: <https://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/147/147>. Acesso em: 20 abr. 2022.

ANDERSON, Benedict R. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008, p. 26-83.

BENCOSTTA, Marcus Levy Albino. Desfiles Patrióticos: memória e cultura cívica dos grupos escolares de Curitiba (1903-1971). In: VIDAL, Diana Gonçalves, (org.). Grupos Escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893-1971). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006.

BITTENCOURT, Circe Maria F. As “Tradições Nacionais” e o Ritual das Festas Cívicas. In: PINSKY, Jaime (Org.) O ensino de História e a criação do fato. 12ª Ed. São Paulo: Contexto, 1988.

BRASIL. Decreto-Lei nº 869, de 12 de setembro de 1969. Dispõe sobre a inclusão da Educação Moral e Cívica como disciplina obrigatória, nas escolas de todos os graus e modalidades, dos sistemas de ensino no País, e dá outras providências. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1960-1969/decreto-lei-869-12-setembro-1969-375468-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 07 de mai. 2022.

CÂNDIDO, Renata Marcílio. Culturas da escola: as festas nas escolas públicas paulistas (1890-1930). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2007. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29012008-163237/en.php>. Acesso em: 20 mar. 2022.

CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CHIZZOTTI, Antonio; PONCE, Branca Jurema. O currículo e os sistemas de ensino no Brasil. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, 2012, p.25-36. Disponível em: . Acesso em: 02 maio 2022.

DAMATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil?. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

FERREIRA JR., Amarilio; BITTAR, Marisa. Educação e ideologia tecnocrática na ditadura militar. Cad. Cedes: Campinas, vol. 28, n. 76, 2008, p. 333-355. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ccedes/a/Y59LVTRh6zQ8WCyXYkkRGQt/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 28 mar. 2022.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas da pesquisa social. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GONDIM, Amanda Marques de Carvalho; COSTA, Alexsandro Barbosa da. A Educação Moral e Cívica no Brasil durante a ditadura: poder e resistências. Foro de Educación, v. 17, n. 26, 2019, p. 153-173. Disponível em: <https://forodeeducacion.com/ojs/index.php/fde/article/view/597>. Acesso em: 20 abr. 2022.

LACERDA, Mitsi Pinheiro de. A presença da escola no desfile de aniversário da cidade pequena. Revista Educação em Perspectiva. Viçosa, v.3, n.2, 2012, p. 282-306. Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6565>. Acesso em: 02 abr. 2022.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo: PUC-SP. n. 10, 1993.

OLIVEIRA, Lúcia Lippi. As Festas que a República Manda Guardar. Revista de Estudos Históricos. v.2, n.4, 1989. Disponível em: <https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2283>. Acesso em: 20 mar. 2022.

REGIMENTO ESCOLAR. Escola de Educação Básica Municipal Francisco Pereira de Andrade. Itacima: Guaúba, 1995.

SILVA, Vânia Cristina da. Os desfiles cívicos agitam a cidade de João Pessoa (1937-1945). In: Fóruns Contemporâneos de Ensino de História do Brasil. 2009. Campinas – SP; Faculdade de Educação, 2009. Disponível em: http://ojs.fe.unicamp.br/index.php/FEH/article/view/5638/4542. Acesso em: 20 mar. 2022.

TURNER, Victor. “Os símbolos no ritual Ndembu”. In: Floresta de Símbolos. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2005. p. 49-81.

VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica. 2ª Ed. Fortaleza: EdUECE, 2015.

ZOTTI, Solange Aparecida. Organização do ensino primário no Brasil: uma leitura da história do currículo oficial. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura (Org.). Navegando pela história da educação brasileira. Campinas: Gráfica FE; HISTEDBR, 2006.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Edição

Seção

Artigos