A tradição cívica da escola Francisco Pereira de Andrade no processo de construção da memória local em Itacima-CE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/dilogo.vi52.10088

Palabras clave:

Desfile Cívico, Escola, Itacima, Memória Local.

Resumen

O presente trabalho aborda a tradição cívica da Escola de Educação Básica Municipal Francisco Pereira de Andrade do distrito de Itacima da cidade de Guaiúba-CE, no processo de resgate da memória local a partir dos desfiles apresentados à comunidade. O que suscitou problematizar a lógica em que se expõe a instituição para a população através do seu cortejo patriótico apreciado e vivenciado por uma grande quantidade de moradores. Para essa empreitada, foi necessária uma abordagem metodológica com base na pesquisa exploratória que se utilizou de um arcabouço de fontes escritas, orais e fotográficas para a análise do contexto histórico em estudo, que abarca as primeiras décadas do século XX até o contexto atual. À vista disso, buscou-se pela investigação dos atos que envolvem os desfiles, momento este, em que a escola tenta narrar e alegorizar sua própria existência, reunindo seus símbolos e personagens.

Biografía del autor/a

Alan Philipe Moreira Silveira, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central da Universidade Estadual do Ceará

Mestrando Interdisciplinar em História e Letras (MIHL) pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Bolsista da Fundação Cearense de Apoio a Pesquisa (FUNCAP). Bacharel Interdisciplinar em Humanidades (UNILAB - 2018); Pós-graduado em Docência do Ensino Superior (FAESDO-2020); Graduado em Licenciatura em Pedagogia (FAK - 2018); Graduado em Licenciatura em História (UNILAB - 2021). Foi bolsista nos projetos "Acervo cartorial no Arquivo Público do Estado do Ceará: organização e digitalização de um patrimônio histórico" (2019) e "Processos de Redenção e região no Arquivo Público do Estado do Ceará: descrição e digitalização de um patrimônio histórico" (2020) do Programa de Bolsa de Extensão, Arte e Cultura - PIBEAC/UNILAB. É membro dos Grupos de Pesquisa: "Trabalho, Cultura e Migrações no Ceará" (GPTCM/UNILAB) e "Práticas de Edição de Textos do Estado do Ceará" (PRAETECE/UECE). Desenvolve pesquisa sobre História Social do Crime com ênfase na antiga Vila do Acarape-Ceará e seu Termo.

André Victor da Silva Oliveira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Mestre Interdisciplinar em Humanidades (POSIH/Unilab) com bolsa de dedicação exclusiva (FUNCAP). Licenciatura plena em História (IH/Unilab), neste período foi bolsista do Programa Residência Pedagógica (CAPES) do subprojeto de História e bolsista voluntário de Iniciação Científica (FUNCAP), com o projeto de pesquisa: "Que liberdade é essa? Contradições e limites do processo de abolição e pós-abolição na Província do Ceará (1883-1888)". Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades (IHL/Unilab), com experiência na área da Antropologia, com ênfase em Antropologia Rural. Membro do Grupo de Pesquisa "Trabalho, Cultura e Migrações no Ceará" (CNPq/Unilab). Áreas de interesse: Abolição e Pós-abolição no Ceará; Movimento Abolicionista; Imprensa do Século XIX; Juventudes e Ruralidades.

Citas

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Publicado

2023-07-31

Número

Sección

Artigos