Ensino da química na perspectiva Freiriana e a manutenção da evasão escolar no ensino médio brasileiro: o socioeconômico do problema-problema.

Autores

  • Nilson dos Santos Morais Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
  • Aline Rafaela de Almeida Universidade Tecnológica do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.vi51.10497

Palavras-chave:

Ensino de química. Evasão, método Paulo Freire

Resumo

De acordo com as diretrizes curriculares do Ensino Médio brasileiro, o ensino de Química faz parte do segmento de Ciências Naturais, Matemática e Tecnologia, sendo considerado a disciplina responsável pela instrumentação cultural essencial da educação humana, co-participante na interpretação do mundo e ação responsável na realidade, que deve ser abordada por meio de temas sociais contemplando três eixos do conhecimento químico: propriedades, transformações e constituição. Seu ensino ainda articula problemas sociais relacionados à Ciência e Tecnologia, cujos processos de construção do conhecimento escolar pressupõem a inter-relação dinâmica de conceitos cotidianos e químicos, conhecimentos teóricos e práticos, essenciais ao desenvolvimento de capacidades formativas específicas. Com base na análise das diretrizes curriculares para o ensino médio brasileiro - ciência da natureza, matemática e tecnologia publicadas em 2006, este artigo analisará o abandono escolar e as consequências que a ausência do ensino da química pode gerar para o mundo do trabalho brasileiro na perspectiva de autonomia do método Paulo Freire. A disciplina de Química no Brasil faz parte do currículo do ensino médio, quando os alunos estão entre 15 e 17 anos, cuja idade representa 1,6 milhão de adolescentes fora da escola, de um total de 16 milhões de jovens de uma população brasileira de 207 milhões. As principais causas da evasão são gravidez precoce, mercado de trabalho e aprendizagem. Como a educação química é para ciência e tecnologia, um país constituído por um acesso desigual de domínio e conhecimento sobre conceitos básicos da ciências exatas, elementos que afirma a dependência cultural de desenvolvimento econômico e social, pois segundo Paulo Freire, autonomia é quando há intervenção na realidade como sujeito de ocorrências, e sem minimização da evasão dos jovens no ensino médio e uma boa formação no ensino de química, não haverá a possibilidade de intervenção na realidade brasileira.

Biografia do Autor

Nilson dos Santos Morais, Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.

Possui graduação em filosofia pela Universidade Federal do Paraná (2010) e mestrado em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) .

Aline Rafaela de Almeida, Universidade Tecnológica do Paraná.

Bacharela em Engenharia Química (2012) pela UFPR, Licenciatura em Química (2016) pela Unifil, Licenciatura em Matemática (2020) e Pedagogia (2021) pela Uninter. Mestra em Ciência e Tecnologia Ambiental (2015) pela UTFPR campus Curitiba. Doutora em Química (2022) pela UEPG.

Referências

CEVASCO, Maria. Dez lições sobre estudos culturais. São Paulo: Boitempo editorial, 2003.

DUSEK, Val. Filosofia da tecnologia. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia- saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

IBGE. Panorama da população brasileira. 2017. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/panorama> Acesso em: 01/04/2021.

JONAS, HANS. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2006.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 135 p. (Orientações curriculares para o ensino médio ; volume 2)

UNIBANCO, INSITUTO. Quem são os jovens fora da escola. Aprendizagem em foco. n. 5, fev 2016. 4 p. Disponível em: <http://www.institutounibanco.org.br/aprendizagem-em-foco/5/> Acesso em: 01/04/2021.

UNICEF. Cenário da exclusão escolar no Brasil. 2017. 16 p. Disponível em:< https://www.unicef.org/brazil/pt/resources_36288.html>. Acesso em: 01/04/2021.

WORLD BANK GROUP. Out of school and out of work-risk and opportunities for Latin American`s Ninis. Org. Rafael de Hoyos, Halsey Rogers, Miguel Székely. WBG:2016. 54 p. Disponível em: https://openknowledge.worldbank.org/handle/10986/22349. Acesso em: 01/04/2021.

Downloads

Publicado

2023-06-06

Edição

Seção

Dossiê