O projeto ABcerrados como um legado de Paulo Freire na alfabetização de crianças: resultados preliminares

Autores

  • Amanda Nunes de Araujo Universidade de Brasília
  • Alice Maria Corrêa Medina Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.vi51.10504

Palavras-chave:

Educação Ambiental, ABCerrados, Alfabetização, Ensino, Aprendizagem

Resumo

O presente trabalho apresenta a perspectiva metodológica do projeto de educação ambiental ABCerrados como uma alternativa possível na alfabetização de crianças. O objetivo é demonstrar a possibilidade de alfabetizar crianças para além do que está posto nas escolas e instituições de ensino no geral, bem como fornecer uma base teórica para educadores que procurem uma alternativa à educação tradicional disseminada nas escolas do país. O projeto ABCerrados utiliza de elementos naturais oriundos do próprio ambiente de inserção da comunidade escolar para trabalhar as letras, as palavras, os números, além de ter uma frente de atuação que visa desenvolver a corporeidade, a dimensão motora e a lateralidade dos pequenos estudantes. No método proposto pelo projeto, alguns dos aportes teóricos basilares são a alfabetização ecológica proposto por Capra (2006) e a pedagogia freireana (FREIRE, 1987), que levantam questões sobre a importância do trabalho na primeira infância, e como tornar o processo de aprendizagem mais significativo para as crianças.

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Publicado

2023-06-06

Edição

Seção

Dossiê