O projeto ABcerrados como um legado de Paulo Freire na alfabetização de crianças: resultados preliminares
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.vi51.10504Palavras-chave:
Educação Ambiental, ABCerrados, Alfabetização, Ensino, AprendizagemResumo
O presente trabalho apresenta a perspectiva metodológica do projeto de educação ambiental ABCerrados como uma alternativa possível na alfabetização de crianças. O objetivo é demonstrar a possibilidade de alfabetizar crianças para além do que está posto nas escolas e instituições de ensino no geral, bem como fornecer uma base teórica para educadores que procurem uma alternativa à educação tradicional disseminada nas escolas do país. O projeto ABCerrados utiliza de elementos naturais oriundos do próprio ambiente de inserção da comunidade escolar para trabalhar as letras, as palavras, os números, além de ter uma frente de atuação que visa desenvolver a corporeidade, a dimensão motora e a lateralidade dos pequenos estudantes. No método proposto pelo projeto, alguns dos aportes teóricos basilares são a alfabetização ecológica proposto por Capra (2006) e a pedagogia freireana (FREIRE, 1987), que levantam questões sobre a importância do trabalho na primeira infância, e como tornar o processo de aprendizagem mais significativo para as crianças.Referências
AGUIAR, V. R. L., MEDEIROS, C. M. Entrevistas na Pesquisa Social: O Relato de um Grupo de Foco nas Licenciaturas. Congresso Nacional de Educação –EDUCERE. Paraná, 2009. Disponível em: https://docplayer.com.br/6767052-Entrevistas-na-pesquisa-social-o-relato-de-um-grupo-de-foco-nas-licenciaturas.html. Acesso em: 18 set. 2022.
ALBUQUERQUE, E. B. C. FERREIRA, A. T. B. MORAIS, A. G. As Práticas Cotidianas de Alfabetização: o que fazem as professoras? Revista Brasileira de Educação, 2008. Disponível em: https://pt.slideshare.net/adridaleffi121212/albuquerque-et-al-alfabetizao-o-que-fazem-as-professoras. Acesso em: 13 out. 2022.
AMORIM, L. R. Ecomuseu Pedra Fundamental – Espaço ABCerrado. Brasília, 2017. Disponível em: https://docplayer.com.br/78215872-Ecomuseu-pedra-fundamental-espaco-abcerrado.html. Acesso em: 11 jun. 2022.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Edições 70. Lisboa, 1977.
BIZERRIL, M. X. A. A escola e a conservação do cerrado: uma análise no ensino fundamental do Distrito Federal. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. v. 10, 2003. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/242192810_A_ESCOLA_E_A_CONSERVACAO_DO_CERRADO_UMA_ANALISE_NO_ENSINO_FUNDAMENTAL_DO_DISTRITO_FEDERAL. Acesso em: 20 jun. 2022.
BOENTE, A.; BRAGA, G. Metodologia científica contemporânea. Rio de Janeiro: Brasport, 2004.
CAPRA, F. Alfabetização Ecológica: A Educação das Crianças para um Mundo Sustentável. Editora Cultrix. Versão editada. Califórnia, 2006.
CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental Crítica: Nomes e Endereçamentos da Educação. In: Identidade da Educação Ambiental Brasileira. Ministério do Meio Ambiente-MMA. Brasília, 2004. Disponível em:
https://smastr16.blob.core.windows.net/cea/cea/ident_eabras.pdf. Acesso em 21 jun. 2022.
CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental: A Formação do Sujeito Ecológico. Ed. Cortez. São Paulo, 2012.
COLELLO, S. M. G. Alfabetização: o que, por que e como. Summus, 2021.
RIBEIRO, D. Sobre o óbvio. Editora Guanabara, 1986.
FREIRE, P. Educação como Prática de Liberdade. 1ª ed. Editora Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1967.
FREIRE, P. Sobre Educação (Diálogos). 1ª ed. Editora Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1984.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido, 17ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra,1987.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 1ª ed. Editora Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1996.
GONÇALVES, C. M. R. A Educação Ambiental nas Escolas como Subsídio para o Gerenciamento Costeiro – O Caso de Maquiné – RS. UFRGS. Porto Alegre, 2018. Diponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/179657. Acesso em: 10 ago. 2022.
GRAMSCI, A. Os intelectuais e a Organização da Cultura. Ed. Civilização Brasileira. 4ª Edição, 1982.
LAYRARGUES, P. P. Para Onde Vai a Educação Ambiental? O Cenário Político-ideológico da Educação Ambiental Brasileira e os Desafios de uma Agenda Política Crítica Contra hegemônica. Revista Contemporânea de Educação, v. 7. Brasília, 2012. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1677. Acesso em: 10 jun. 2022.
MORIN, E. Da Necessidade de um Pensamento Complexo. In: MARTINS, E.M. Para Navegar no Século XXI. Porto Alegre: Sulina, Edipucrs. 2000.
OLIVEIRA, I. F. Materiais sobre o Cerrado: Desafios e Contribuições para o Ensino Formal do Bioma sob Perspectiva da Educação Ambiental Crítica. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília-UnB, 2014. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/18250. Acesso em: 16 ago. 2022.
ORR, D.W. Ecological Literacy: education and the transition to a postmodern world. Albany: State University of New York Press. 1999.
PEREIRA, F. P. O ABCerrado e a Matomática do Bicho Serrador. Monografia. Universidade de Brasília. Brasília, 2005. Disponível em: http://cerratense.com.br/fotosdocumento/arquivopdf2/ABCerrado%20tcc%20abcerrado%20pau%20pereira%20(2).pdf. Acesso em: 10 jun. 2022.
RODRIGUES, D.G., SAHEB, D. A Formação Continuada do Professor de Educação Infantil em Educação Ambiental. Revista Ciência e Educação. Bauru, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320190040004. Acesso em: 19 out. 2022.
SANTOS, M. R.A Experiência no Projeto Alfabetização Ecológica: ABCerrados Como Prática Educativa na Escola Classe 02 -Estrutural-DF. Dissertação de mestrado. Universidade de Brasília-UnB. Brasília, 2013. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/6282. Acesso em: 19 out. 2022.
SAVIANI, D. Sobre a Natureza e Especificidade da Educação. Brasília, 1984.
SCHABERLE, I. M., SOUSA, V. V., ANDRADE, I. C. F. Reggio Emilia: A Criança Como Protagonista Da Aprendizagem. Revista Gepesvida, 2018. Disponível em: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/321. Acesso em: 14 out. 2022.
SOBRINHO, A. K. X. ABCerrado: Uma Maneira Lúdica de Letrar Crianças. Monografia. Brasília, 2010. Disponível em: http://cerratense.com.br/fotosdocumento/arquivopdf2/ABCERRADOUMA%20MANEIRA%20L%C3%9ADICA%20DE%20LETRAR%20CRIAN%C3%87AS.pdf. Acesso em 20 out. 2022.
WEBER, M. Conceitos Sociológicos Fundamentais. Ed. Lusofonia press. Covilhã, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.