Mulheres bordando histórias de vida: uma intervenção de design social em diálogo com Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.vi51.10516Palavras-chave:
Design social, Paulo Freire, memória, bordado, autonomia.Resumo
O artigo apresenta os resultados parciais de pesquisa-ação realizada junto a mulheres bordadeiras em Belo Horizonte, Minas Gerais. Ao compartilhar memórias, suas trajetórias são ressignificadas pela mobilização de imagens alternativas aos desenhos prontos e estereotipados que povoam suas artesanias. Constituindo-se como um percurso teórico-prático de design social vislumbramos seu potencial em promover a reinvenção da comunidade e do território e, num escopo ampliado em consonância com o pensamento do educador Paulo Freire, estimular a consciência crítica e a autonomia.
Referências
ALVES, C. M., PRADO, G., LOPES, P. G., GOMEZ, L. S. R. Poéticas na arte, no design na antropologia: Uma análise de dois projetos artístico-fotográficos. Texto digital, 13(1), 2017. pp.180-200. Disponível em
https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2016v13n1p180
BOSI, E. A pesquisa em memória social. Psicologia USP, 4(1-2), 1993. pp. 277-284. Disponível em
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-51771993000100012&lng=pt&tlng=pt
______. Memória e sociedade: lembranças de velhos (Vol. 1). São Paulo, Brasil: Edusp, 1979.
CASTRO, M. L. A. C.; CORRÊA, G. R. Iconografia e design: discussão sobre a viabilidade da incorporação de referentes arqueológicos a produção artesanal numa Amazônia globalizada. Revista Espaço Acadêmico (UEM), v. 12, p. 47-55, 2012. Disponível em https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/18284
DEL GAUDIO, C., OLIVEIRA, A. J. e FRANZATO, C. Combinando pesquisa-ação e design estratégico para promover experiências participativas no mundo global. In: X P&D Design – Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012, São Luís. Anais do X Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Luís: EDUFMA, 2012. pp. 4586-4592. Disponível em
DERDYK, Edith. Formas de pensar o Desenho. Editora Zouk, 2010.
ESCOBAR, A. Autonomia y diseño. La realización de lo communal. Popayán: Universidad del Cauca sello editorial, 2016.
FREIRE, P. A Importância do ato de Ler. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1989.
GÓMEZ, P.; MIGNOLO, W. Estéticas Decoloniales, Bogotá, Colombia: Universidad Distrital Francisco José Caldas, 2012.
HARRIS T. M. Deep geography – Deep Mapping: Spatial Storytelling and a Sense of Place. In.: BODENHAMER, D.; CORRIGAN, J.; HARRIS, T. (Org.). Deep maps and spatial narratives. Bloomington, Indiana: Indiana University Press, 2015. pp. 28-53.
MANZINI, E. Design, when everybody designs: An Introduction to Design for Social Innovation. Cambridge: MIT Press, 2015. 241p.
OLMEDO, E. Cartographies textiles. Expérimentations de cartographie sensible dans le quartier de Sidi Yusf, Marrakech (Maroc) Revue du Comité Français de Cartographie (N° 229-230 Septembre – Décembre 2016). Strasbourg, CFC, 2016. Disponível em: http://www.lecfc.fr/new/articles/229-article-16.pdf
PERROT, M. As mulheres, ou, os silêncios da história. São Paulo, Brasil: Edusc, 2005.
RIBEIRO, D. M. Limiares da cartografia: deambulação, arqueologia e montagem no mapeamento de lugares. 2018. 298 p. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
SEGALO, P., MANOFF, E. e FINE, M. Working with Embroideries and Counter-Maps: Engaging Memory and Imagination Within Decolonizing Frameworks. Journal of Social and Political Psychology, Vol. 3(1), 2015. pp. 342–364. doi:10.5964/jspp.v3i1.145.
TEDESCHI, L. A. Gênero e Historiografia: os fios da Memória Feminina nos Labirintos da História. Caderno Espaço Feminino, 28(2), 2016. Disponível em
https://seer.ufu.br/index.php/neguem/article/view/34171
THIOLLENT, M. (2016) Por uma melhoria da Extensão Universitária. CCNExt-Revista de Extensão, v. 3, n. 1, p. 44-49. Recuperado de http://coral.ufsm.br/revistaccne/index.php/ccnext/article/view/789
___________. (2011). Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo, Brasil: Cortez.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.