O negócio do personal dancer

primeiras inquietações

Autores

Palavras-chave:

Dança de Salão, Personal Dancer, Interseccionalidade

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as relações de poder entre os personal dancers e suas clientes durante os bailes de dança de salão em Campo Grande – Mato Grosso do Sul. Para isso, apresentamos os resultados da realização de uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo, que teve como instrumento metodológico entrevistas semiestruturadas aqui compartilhadas e analisadas com o apoio da revisão bibliográfica. Nossos dados apontam que as relações de poder entre os personal dancers e as clientes são complexas e sutis, constituindo um negócio que ultrapassa as relações puramente de trabalho, sendo marcadas por jogos de interesses atravessados por questões de gênero e raça importantes a serem discutidas.

Biografia do Autor

Matheus Murça Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Marcelo Victor da Rosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação (UFMS). Professor nos Programas de Pós-Graduação em Estudos Culturais (PPGCult) e Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Líder do Núcleo de Estudos Néstor Perlongher.

Guilherme Rodrigues Passamani

Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, bacharel em Ciências Sociais e História e mestrado em Integração Latino-Americana, ambos pela Universidade Federal de Santa Maria. Vice-Líder do Núcleo de Estudos Néstor Perlongher.

Downloads

Publicado

2024-01-14

Edição

Seção

Artigos