Entre as identificações e recusas do patrimônio cultural da cidade

problematizações como possibilidade de abordagem educacional no ensino médio

Autores

  • Adriano Westphal Univille
  • Ilanil Coelho Univille

Palavras-chave:

Patrimônio Cultural, Identidade, Educação, Currículo

Resumo

O escrito visa problematizações do conceito de Patrimônio Cultural através de reflexões a respeito das recusas e vínculos de pertencimentos dos estudantes do Ensino Médio com a temporalidade do patrimônio cultural da cidade. A partir da análise sobre o Currículo Base do Território Catarinense do Ensino Médio a respeito da temporalidade, memória e identidade em que está coadunada com o ensino do patrimônio cultural. Valendo-se de estratégias de ensino-aprendizagem relacionadas à área curricular de ciências humanas e suas tecnologias, com experiências promovidas com o patrimônio cultural da cidade para emergirem narrativas orais dos estudantes da educação básica a respeito do patrimônio cultural. Acerca das identificações e recusas que os estudantes e pessoas que integram suas redes de sociabilidade, estabelecem com o passado urbano, nos sentidos atribuídos aos patrimônios culturais da cidade (reconhecidos ou não pelo poder público) e os trajetos curriculares no âmbito do ensino médio como parte significativa ou não da formação da identidade e da memória dos estudantes.

Biografia do Autor

Adriano Westphal, Univille

 Graduado pelo curso de História Bacharelado e Licenciatura, Graduado em Filosofia Licenciatura, especialização em História e Cultura do Brasil, especialização em Filosofia, mestrando do curso de Patrimônio Cultural e Sociedade da Universidade da Região de Joinville (Univille). Pesquisador bolsista PICPG-Univille.

Ilanil Coelho, Univille

Possui graduação em História, Mestrado em Ciências Sociais, Doutorado em História Cultural e Pós-doutorado pela Universidade de Coimbra. É professora do curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Universidade da Região de Joinville (Univille).

Referências

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: Reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas: Volume II. 6 ed. Tradução: Rubens Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 2012.

BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória. 4 ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

BRASIL. Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina. Currículo Base do Território Catarinense. Santa Catarina, 2021.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. 22 ed. 6 reimp. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 72ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da libertação. 2ª ed. rev. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 83ªed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.

JEUDY, Henry P. Espelho das cidades. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2005.

POLLAK, Michel. Memória, esquecimento, silêncio. vol. 2, n.3. Rio de janeiro: Revista Estudos Históricos, 1989.

RICŒUR, Paul. A memória, a história, e o esquecimento. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007.

ROUSSO, Henry. A última catástrofe: a história, o presente e o contemporâneo. Tradução de Fernando Coelho, Fabrício Coelho. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2016.

SANTA CATARINA. Secretaria do Estado da Educação. Currículo base do ensino médio do território catarinense: caderno 2 – formação geral básica. Florianópolis: Gráfica Coan, 2021

SILVA, Tomaz T. da. Identidade e Diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. 15 ed. 10 reimp. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2022

SMITH, Laurajane. Emotional heritage: visitor engagement at museums and heritage. Abingdon, Oxon ; New York, NY: Routledge, 2020.

KOSELLECK, Reinhert. Uma latente filosofia do tempo. São Paulo: Editora Unesp, 2021.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Editora Revista dos tribunais LTDA, 1990.

HARTOG, François. Regimes de Historicidade: Presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

Downloads

Publicado

2024-01-15

Edição

Seção

Dossiê