Entre as identificações e recusas do patrimônio cultural da cidade
problematizações como possibilidade de abordagem educacional no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.18316/dilogo.vi54.11424Palavras-chave:
Patrimônio Cultural, Identidade, Educação, CurrículoResumo
O escrito visa problematizações do conceito de Patrimônio Cultural através de reflexões a respeito das recusas e vínculos de pertencimentos dos estudantes do Ensino Médio com a temporalidade do patrimônio cultural da cidade. A partir da análise sobre o Currículo Base do Território Catarinense do Ensino Médio a respeito da temporalidade, memória e identidade em que está coadunada com o ensino do patrimônio cultural. Valendo-se de estratégias de ensino-aprendizagem relacionadas à área curricular de ciências humanas e suas tecnologias, com experiências promovidas com o patrimônio cultural da cidade para emergirem narrativas orais dos estudantes da educação básica a respeito do patrimônio cultural. Acerca das identificações e recusas que os estudantes e pessoas que integram suas redes de sociabilidade, estabelecem com o passado urbano, nos sentidos atribuídos aos patrimônios culturais da cidade (reconhecidos ou não pelo poder público) e os trajetos curriculares no âmbito do ensino médio como parte significativa ou não da formação da identidade e da memória dos estudantes.
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