Entre as identificações e recusas do patrimônio cultural da cidade

problematizações como possibilidade de abordagem educacional no ensino médio

Autores/as

  • Adriano Westphal Univille
  • Ilanil Coelho Univille

DOI:

https://doi.org/10.18316/dilogo.vi54.11424

Palabras clave:

Patrimônio Cultural, Identidade, Educação, Currículo

Resumen

O escrito visa problematizações do conceito de Patrimônio Cultural através de reflexões a respeito das recusas e vínculos de pertencimentos dos estudantes do Ensino Médio com a temporalidade do patrimônio cultural da cidade. A partir da análise sobre o Currículo Base do Território Catarinense do Ensino Médio a respeito da temporalidade, memória e identidade em que está coadunada com o ensino do patrimônio cultural. Valendo-se de estratégias de ensino-aprendizagem relacionadas à área curricular de ciências humanas e suas tecnologias, com experiências promovidas com o patrimônio cultural da cidade para emergirem narrativas orais dos estudantes da educação básica a respeito do patrimônio cultural. Acerca das identificações e recusas que os estudantes e pessoas que integram suas redes de sociabilidade, estabelecem com o passado urbano, nos sentidos atribuídos aos patrimônios culturais da cidade (reconhecidos ou não pelo poder público) e os trajetos curriculares no âmbito do ensino médio como parte significativa ou não da formação da identidade e da memória dos estudantes.

Biografía del autor/a

Adriano Westphal, Univille

 Graduado pelo curso de História Bacharelado e Licenciatura, Graduado em Filosofia Licenciatura, especialização em História e Cultura do Brasil, especialização em Filosofia, mestrando do curso de Patrimônio Cultural e Sociedade da Universidade da Região de Joinville (Univille). Pesquisador bolsista PICPG-Univille.

Ilanil Coelho, Univille

Possui graduação em História, Mestrado em Ciências Sociais, Doutorado em História Cultural e Pós-doutorado pela Universidade de Coimbra. É professora do curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Universidade da Região de Joinville (Univille).

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Publicado

2024-01-15

Número

Sección

Dossiê