A inovação frugal na democratização da pós-graduação stricto sensu no Brasil

Autores

  • Inajara Patrícia Manica Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS
  • Natália Ferreira Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS
  • Luís Felipe Maldaner Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS https://orcid.org/0000-0001-8462-1928

DOI:

https://doi.org/10.18316/dilogo.vi53.11449

Palavras-chave:

Inovação Frugal, sustentabilidade, educação, economia, PMRE

Resumo

O artigo tem por objetivo discutir a relevância do  modelo de inovação frugal e seus  efeitos positivos na democratização da pós-graduação à distância no Brasil, para a formação de mestres nas  escolas de negócios. Para fundamentar essa discussão, a pesquisa contextualiza os problemas e as desigualdades sociais que impedem a democratização da pós-graduação stricto sensu no país.  A inovação frugal resulta na entrega de valor por meio de produtos e serviços de alta qualidade acessíveis à população de renda média e aos que estão na base da pirâmide. A metodologia utilizada para a construção da pesquisa foi “snowball sampling”. A técnica permite ao pesquisador encontrar informações nas bases de dados para que o conhecimento seja explorado, vivenciado e percebido um determinado contexto histórico. A pandemia do Covid-19 permitiu uma nova estética nos modelos atuais de ensino para alunos e professores através do uso de plataformas digitais. O estudo apresenta uma proposta de um ecossistema colaborativo entre universidade pública, universidade privada, empresas e governo para ampliar o acesso ao stricto sensu por intermédio de plataformas nas escolas de gestão e negócios para potenciais alunos que estejam aptos a ingressar, mas que não tenham acesso a educação executiva devido à restrição de renda

Referências

AUDY, Jorge. A inovação, o desenvolvimento e o papel da Universidade. Scielo, São Paulo, vol.31, n.90, pp.75-87, May/Aug. 2017. (Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-40142017.3190005. > acesso em: 23/04/2023).

AUDY, Jorge. CESAR, Paz. A Evolução dos Modelos Econômicos e Mentais. Linkdlin. Porto Alegre, 07 de Novembro de 2020. Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/evolu%C3%A7%C3%A3o-dos-modelos-econ%C3%B4micos-e-mentais-cesar-paz > acesso em: 15/05/2023).

AGÊNCIA SENADO. Recordista em desigualdade, país estuda alternativas para ajudar os mais pobres. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2021/03/recordista-em-desigualdade-pais-estuda-alternativas-para-ajudar-os-mais-pobres > acesso em: 03/04/2023.

ARAUJO, Marciano Vieira de. A Evolução do Sistema Educacional Brasileiro e seus Retrocessos. Revista Científica e Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 02, Ed. 01, Vol. 1. pp -52-62 Abril de 2017. (Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/evolucao-sistema-educacional> acesso em: 01/10/2022).

ABREU, Alzira Alves de. Relatório de Atividades e Prestação de Contas. Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2006. 2007. 2008. (Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/fundacao-getulio-vargas. >acesso em 1411/2021).

ARRUDA FILHO, Norman de Paula. PERSPECTIVAÇÃO: UM NOVO MODELO DE EDUCAÇÃO EXECUTIVA RESPONSÁVEL. 2012. 289 p. Doutorado (Tese especialmente elaborada para obtenção do grau de Doutor em Gestão Empresarial Aplicada)- ISCTE Business School Instituto Universitário de Lisboa, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2012. 1. (Disponível em: <https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/8672/1/norman_19_11.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2020).

BHATTI, Y. (2013), "Jugaad Innovation: Think Frugal, Be Flexible, Generate Breakthrough Growth", South Asian Journal of Global Business Research , Vol. 2 No. 2, pp. 279-282. https://doi-org.ez101.periodicos.capes.gov.br/10.1108/SAJGBR-03-2013-0014

BALESTRIN, Alsones. VERSCHOORE, Jorge Renato. Ganhos competitivos das empresas em redes de cooperação. USP, São Leopoldo- RS, 14 de março de 2008. (Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/268870412_Ganhos_competitivos_das_empresas_em_redes_de_cooperacao > acesso em: 25 de março de 2023..

BENITES, Lira Luz Lazaro. POLO, Edison Fernandes. SUSTENTABILIDADE COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA EMPRESARIAL: GOVERNANÇA CORPORATIVA E APLICAÇÃO DO TRIPLE BOTTOM LINE NA MASISA SUSTAINABILITY AS BUSINESS STRATEGIC: THE CORPORATE GOVERNANCE AND APPLICATION OF THE TRIPLE BOTTOM LINE IN MASISA. Rev. Adm. UFSM, Santa Maria, v. 6, Edição Especial, p. 195-210, 02 de maio de 2013. (Disponível em: file:///C:/Users/juliano.oliveira/Downloads/Benites_P%C3%B3lo_2013_A-sustentabilidade-como-ferram_13376.pdf > acesso em: 24 de maio de 2023.).

BEURON, Thiago Antônio. Contribuições para um Modelo de Universidade Verde: Competências e Comportamentos para a Sustentabilidade. Repositório Digital da UFSM, Santa Maria – RS, 2016. (Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/17983> acesso em: 25 Julho 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. Editora UNESP, São Paulo, 11 de fevereiro de 2000. ( Disponível em: https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/11/Paulo-Freire-Pedagogia-da-indigna%C3%A7%C3%A3o.pdf > acesso em: 14/11/2021).

FIATES, Gabriela Gonçalves Silveira. PARENTE, Edna G. Varela. LEITE, André L.. PFITSCHER, Elisete Dahmer. Os princípios instituídos pela Organização das Nações Unidas para uma educação responsável em gestão: uma proposta inovadora para o ensino de administração. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, Florianópolis, 25 de maio de 2012. (Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/EeN/article/view/835/777> acesso em: 13/10/2020).

FREITAS, Marcílio. FREITAS, Corrêa das Silva Freitas. A sustentabilidade como paradigma: Cultura, ciência e cidadania. Revista de Direito e Sustentabilidade, Petrópolis, Rio de Janeiro, 30 de dezembro de 2017. (Disponível em: file:///C:/Users/juliano.oliveira/Downloads/2437-11221-1-PB.pdf> acesso em: 02/10/2020).

GARCIA, Nathaly Nicolosi. A gestão da economia de comunhão e sua aplicação na tríade da sustentabilidade em um contexto de crise: entrevistas com gestores de empresas brasileiras. Dissertação (Mestrado)–Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Engenharia, Bauru, 2017. 96 f. (Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/151400/garcia_nn_me_bauru_sub.pdf?sequence=3&isAllowed=y> acesso em: 08/10/2021).

GUEDES, Luís Eduardo. SORJ, Bernardo. Exclusão digital: Problemas conceituais, evidências empíricas e políticas públicas Novos estudos. CEBRAP no.72 , São Paulo, Julho de 2005. (Disponível em: July2005http://dx.doi.org/10.1590/S0101-33002005000200006>acesso em: 10 de out.2020).

GATTI, Bernardete Angelina. Reflexão sobre os desafios da pós-graduação: novas perspectivas sociais, conhecimento e poder. Scielo, São Paulo, 2001. (Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782001000300010&script=sci_abstract&tlng=pt>acesso em: 21/11/2020).

HOSSAIN, M.; SIMULA, H.; HALME, M. Can frugal be global? Diffusion patterns of frugal innovations. Technology in society, v. 46, p. 132-139, 2016.

HOSSAIN, M. Mapping the frugal innovation phenomenon. Technology in Society, v. 51, p. 199-208, nov. 2017. Disponível em: . Acesso em: 21 nov. 2022..

HUMEREZ, Dorisdaia C. de. Evolução Histórica do Ensino Superior no Brasil. COFEN – Conselho Federal de Enfermagem, Minas Gerais, 2017. (Disponível em: http://www.cofen.gov.br/enfermagem-e-formacao-artigos-cientificos_31492.html > acesso em 13/11/2020).

KHAN, Rakhshanda."How Frugal Innovation Promotes Social Sustainability." Sustainability (Basel, Switzerland) 8.10 (2016): 1034. Web. Disponível https://www-periodicos-capes-gov-br.ez101.periodicos.capes.gov.br/index.php/buscador-primo.html > acesso em 20/11/2021).

KON, Anita. BORRELLI, Elisabeth. Desenvolvimento Econômico no Brasil: Desafios e Perspectivas. Editora Appris, Curitiba- PR, 2016. (Disponível em: https://www.editoraappris.com.br/produto/710-desenvolvimento-econmico-no-brasil-desafios-e-perspectivas> acesso em: 06/11/2022.

KOERICH, Graziele Ventura. CANCELLIER, Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi. Inovação Frugal: origens, evolução e perspectivas futuras. FGV – Sistema de Bibliotecas, Rio de Janeiro, Out./Dez. 2019. (Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/74424> acesso em: 22/11/2020).

LACERDA, Katarina Chaves. MACHADO, André Gustavo Carvalho. INOVAÇÃO EM PRODUTOS PARA CONSUMIDORES NA BASE DA PIRÂMIDE: EVIDÊNCIAS NO CONTEXTO BRASILEIRO. Gestão e Regionalidade, São Caetano do Sul, 04 de julho de 2019. (Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_gestao/article/view/4220 > acesso em: 06/11/2020).

MAGALHAES, Amanda Júlia de Arruda. O Ensino da Anamnese Assistido por Tecnologias Digitais durante a Pandemia da Covid-19 no Brasil. Scielo, Brasília, vol.44, 02 de outubro de 2020. (Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022020000500411&script=sci_abstract&tlng=pt> acesso em: 04/11/2020).

MALDANER, Luís Felipe. O sistema nacional de inovação: um estudo comparado Brasil x Coréia do Sul. Universidade do Vale do Rio do Sinos (Disponível em http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2672 2005. acesso em: 04 de maio 2023.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. (Disponivel em : http://portal.mec.gov.br/conaes-comissao-nacional-de-avaliacao-da-educacao-superior/97-conhecaomec-1447013193/omec-1749236901/2-historia > acesso em:03/05/2021

NEVES, Clarissa Eckert Baeta. MARTINS,Carlos Benedito. ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UMA VISÃO ABRANGENTE. Repositório IPEA, Brasilia, 2016. (Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/9061/1/Ensino%20superior%20no%20Brasil.pdf acesso em: 17/11/2020).

OECD (2020), OECD Economic Surveys: Brazil 2020, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/250240ad-enm Acesso em: junho de 2023.

PAULINO, Clenice. Como a Educação Influencia no Desenvolvimento Humano? [06/08/2008]. Disponível em: . Acesso em: junho de 2023.

PRAHALAD, C. K. A riqueza na base da pirâmide: como erradicar a pobreza com o lucro. Porto Alegre: Bookman, 2008.

PRME Chapter Brazil http://prmebrazil.com.br/mod/page/view.php?id=9 (Disponível em:

PUJOL. Leonardo. Capes rejeita todas as propostas de mestrado EAD. Disponível em: <https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/capes-rejeita-mestrado-ead/> Acesso: 30/11/2020

R Vesci, Massimiliano, Rosangela Feola, Roberto Parente, and Navi Radjou. "How to save the World during a Pandemic Event. A Case Study of Frugal Innovation." R & D Management 51.4 (2021): 352-63.

RAMOS, Deise Emanuele Lima de Menezes. A tecnologia, a exclusão digital, social e as relações trabalhistas. Âmbito Jurídico, São Paulo, 01 de junho de 2016. (Disponível em: https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-149/a-tecnologia-a-exclusao-digital-social-e-as-relacoes-trabalhistas/ > acesso em: 09/10/2020).

RIBEIRO, Darcy. Educação como Prioridade. Livraria da Travessa, São Paulo, 2018. (Disponível em: https://www.travessa.com.br/educacao-como-prioridade-1-ed-2018/artigo/b331d660-90e5-4817-b155-d73a333cd6fe> acesso em: 23/11/2020).

SANTOS, Maria Cristina Elyote Marques. VIVAS, Maria Izabel. Educação Superior, Políticas Públicas e Contemporaneidade: O Desafio da Inclusão Social. GEA – Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior no Brasil, Rio de Janeiro, 2011. (Disponível em: http://flacso.org.br/?publication=educacao-superior-politicas-publicas-e-contemporaneidade-o-desafio-da-inclusao-social> acesso em: 11/11/2020).

SANTOS, Ali Celestino Martins Santos. Fuga de cérebros, uma calamidade para o Brasil. Disponível em https://www.afin.org.br/fuga-de-cerebros-uma-calamidade-para-o- Brasil/#:~:text=Fuga%20de%20c%C3%A9rebros%2C%20uma%20calamidade%20para%20o%20Brasil

SILVA, Itiel Moraes da. Capacidades organizacionais para a inovação frugal. Tese (Doutorado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. (Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-12062018-125318/publico/OriginalItiel.pdf > acesso em: 2020-11-25).

SOUZA, Dominique Guimarães de . MIRANDA, Jean Carlos. SOUZA, Fabiano dos Santos. Breve histórico acerca da criação das universidades no Brasil. Educação Pública, Capes, v. 19, nº 5, 12 de março de 2019. (Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/5/breve-historico-acerca-da-criacao-das-universidades-no-brasil> acesso em: 02/10/2020).

SOUZA, Solange de Cassia Inforzato. CAMARA, Regina Regina Gabardo. Economia Social no Brasil no Século XXI Condições Sociais. Scribd, Londrina – PR, 2015. (Disponível em: https://pt.scribd.com/read/405775381/Economia-social-no-Brasil-no-seculo-XXI > acesso em: 05/10/2020).

SILVA, Itiel Moraes da. Capacidades. Organizacionais para a Inovação Frugal. Biblioteca Digital USP, São Paulo, 2018 (Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-12062018-125318/pt-br.php> acesso em: 26/11/2020).

SCHÃFER, Milena. Incerteza e crise na pandemia motivam redução de alunos no ensino superior na Serra. Pioneiro, Caxias do Sul, 22 de setembro de 2020. (Disponível em: http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2020/09/incerteza-e-crise-na-pandemia-motivam-reducao-de-alunos-no-ensino-superior-na-serra-14114084.html>acesso em: 11/11/2020).

SPELLER, Paulo Speller. ROBL, Fabiane. MENEGHEL, Stela Maria. Desafios e perspectivas da educação superior brasileira para a próxima década. COFEN, Brasília, 2012. (Disponível em: http://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/12/DESAFIOS-E-PERSPECTIVAS-DA-EDUCA%C3%87%C3%83O-SUPERIOR-BRASILEIRA-PARA-A-PROXIMA-DECADA.pdf > acesso em: 15/11/2020).

Downloads

Publicado

2024-01-14

Edição

Seção

Dossiê