A inovação frugal na democratização da pós-graduação stricto sensu no Brasil

Autores

  • Inajara Patrícia Manica Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS
  • Natália Ferreira Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS
  • Luís Felipe Maldaner Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS https://orcid.org/0000-0001-8462-1928

Palavras-chave:

Inovação Frugal, sustentabilidade, educação, economia, PMRE

Resumo

O artigo tem por objetivo discutir a relevância do  modelo de inovação frugal e seus  efeitos positivos na democratização da pós-graduação à distância no Brasil, para a formação de mestres nas  escolas de negócios. Para fundamentar essa discussão, a pesquisa contextualiza os problemas e as desigualdades sociais que impedem a democratização da pós-graduação stricto sensu no país.  A inovação frugal resulta na entrega de valor por meio de produtos e serviços de alta qualidade acessíveis à população de renda média e aos que estão na base da pirâmide. A metodologia utilizada para a construção da pesquisa foi “snowball sampling”. A técnica permite ao pesquisador encontrar informações nas bases de dados para que o conhecimento seja explorado, vivenciado e percebido um determinado contexto histórico. A pandemia do Covid-19 permitiu uma nova estética nos modelos atuais de ensino para alunos e professores através do uso de plataformas digitais. O estudo apresenta uma proposta de um ecossistema colaborativo entre universidade pública, universidade privada, empresas e governo para ampliar o acesso ao stricto sensu por intermédio de plataformas nas escolas de gestão e negócios para potenciais alunos que estejam aptos a ingressar, mas que não tenham acesso a educação executiva devido à restrição de renda

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Publicado

2024-01-14

Edição

Seção

Dossiê