Inveja em Organizações Públicas: reflexões introdutórias
DOI:
https://doi.org/10.18316/1339Palavras-chave:
Organizações públicas, Inveja, Sentimento, Administração PúblicaResumo
O presente ensaio objetivou reflexões sobre o sentimento da inveja no universo da administração pública. As discussões trataram sobre como a inveja pode ser compreendida pelos gestores públicos numa perspectiva de gerenciamento, especificamente quanto suas causas e consequências no campo organizacional. Percebe-se que os impactos da inveja podem afetar a efetividade das instituições públicas, e que, ao mesmo tempo, pode ser um elemento do comportamento humano monitorado e analisado pelos gestores. Constata-se que o sentimento em tela é tratado na esfera da psicologia e no contexto de organizações privadas, a aproximação com as caraterísticas das organizações públicas é ainda incipiente, porém necessária, uma vez que, assim como os demais sentimentos humanos, a inveja é inerente às próprias relações humanas e humano-organizacionais. Conclui-se que devem emergir trabalhos que congreguem as relações entre as consequências da inveja no trabalho das organizações públicas e suas possibilidades de gestão, sendo esse um caminho para aperfeiçoamento das práticas de gestão de pessoas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.