Inveja em Organizações Públicas: reflexões introdutórias

Autores

  • Richard Medeiros de Araújo UNIFACEX e UFRN
  • Thiago Cavalcante Nascimento UFRTPR
  • Lydia Maria Pinto Brito Brito Professora do Mestrado em Administração UNO
  • Franklin Medeiros Galvão Junior franklin@facex.edu.br

DOI:

https://doi.org/10.18316/1339

Palavras-chave:

Organizações públicas, Inveja, Sentimento, Administração Pública

Resumo

O presente ensaio objetivou reflexões sobre o sentimento da inveja no universo da administração pública. As discussões trataram sobre como a inveja pode ser compreendida pelos gestores públicos numa perspectiva de gerenciamento, especificamente quanto suas causas e consequências no campo organizacional.  Percebe-se que os impactos da inveja podem afetar a efetividade das instituições públicas, e que, ao mesmo tempo, pode ser um elemento do comportamento humano monitorado e analisado pelos gestores. Constata-se que o sentimento em tela é tratado na esfera da psicologia e no contexto de organizações privadas, a aproximação com as caraterísticas das organizações públicas é ainda incipiente, porém necessária, uma vez que, assim como os demais sentimentos humanos, a inveja é inerente às próprias relações humanas e humano-organizacionais. Conclui-se que devem emergir trabalhos que congreguem as relações entre as consequências da inveja no trabalho das organizações públicas e suas possibilidades de gestão, sendo esse um caminho para aperfeiçoamento das práticas de gestão de pessoas.

Biografia do Autor

Richard Medeiros de Araújo, UNIFACEX e UFRN

Doutor em Administração pelo PPGA/UFRN

Thiago Cavalcante Nascimento, UFRTPR

Doutorando em Administração pela UFPR

Lydia Maria Pinto Brito Brito, Professora do Mestrado em Administração UNO

Doutora em Educaçao

Franklin Medeiros Galvão Junior, franklin@facex.edu.br

Mestrando em Administração pelo PPGA/UFRN

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Publicado

2014-04-14

Edição

Seção

Dossiê