Liderança coletiva nas redes entre pequenas empresas: um estudo na Rede Centersul de Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.18316/1478Palavras-chave:
Pequenas Empresas, Redes, Liderança ColetivaResumo
Redes entre empresas são uma forma de organização complexa, na qual interesses individuais e coletivos se misturam. Elas dialogam com uma dimensão subjetiva que emerge da dinâmica relacional entre os sujeitos envolvidos no coletivo. Este artigo tem como objetivo central compreender como se constituem as relações de liderança em uma rede de pequenas empresas. O campo empírico de análise é a Rede Centersul, composta por 24 empresas varejistas de material de construção, localizada na região central do Brasil. A pesquisa teve ênfase exploratória e qualitativa, adotando-se o método de estudo de caso. Os resultados demonstraram que a liderança coletiva nas redes se constitui em uma relação dialógica entre as lideranças formais e informais, em que diferentes sujeitos tornam-se alternadamente líderes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.