Liderança coletiva nas redes entre pequenas empresas: um estudo na Rede Centersul de Mato Grosso

Patrícia Martins Fagundes Cabral, Fausto Fava de Almeida Camargo, Jorge Renato de Souza Verschoore Filho

Resumo


Redes entre empresas são uma forma de organização complexa, na qual interesses individuais e coletivos se misturam. Elas dialogam com uma dimensão subjetiva que emerge da dinâmica relacional entre os sujeitos envolvidos no coletivo. Este artigo tem como objetivo central compreender como se constituem as relações de liderança em uma rede de pequenas empresas. O campo empírico de análise é a Rede Centersul, composta por 24 empresas varejistas de material de construção, localizada na região central do Brasil. A pesquisa teve ênfase exploratória e qualitativa, adotando-se o método de estudo de caso. Os resultados demonstraram que a liderança coletiva nas redes se constitui em uma relação dialógica entre as lideranças formais e informais, em que diferentes sujeitos tornam-se alternadamente líderes.

 


Palavras-chave


Pequenas Empresas; Redes; Liderança Coletiva

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/1478

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-9024

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000

 

Indexadores

DiadorimLatindex