Liderança coletiva nas redes entre pequenas empresas: um estudo na Rede Centersul de Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.18316/1478Palabras clave:
Pequenas Empresas, Redes, Liderança ColetivaResumen
Redes entre empresas são uma forma de organização complexa, na qual interesses individuais e coletivos se misturam. Elas dialogam com uma dimensão subjetiva que emerge da dinâmica relacional entre os sujeitos envolvidos no coletivo. Este artigo tem como objetivo central compreender como se constituem as relações de liderança em uma rede de pequenas empresas. O campo empírico de análise é a Rede Centersul, composta por 24 empresas varejistas de material de construção, localizada na região central do Brasil. A pesquisa teve ênfase exploratória e qualitativa, adotando-se o método de estudo de caso. Os resultados demonstraram que a liderança coletiva nas redes se constitui em uma relação dialógica entre as lideranças formais e informais, em que diferentes sujeitos tornam-se alternadamente líderes.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos a ser publicado en la revista acepta los siguientes términos:
Autores conservan el derecho de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo a la vez bajo la licencia Creative Commons atribución de licencias que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
En virtud de lo dispuesto en los artículos aparecen en esta revista para el acceso del público, los artículos son de libre uso, con deberes, en aplicaciones educativas y no comerciales.