Capacidade de prestação de contas dos portais eletrônicos de prefeituras dos maiores municípios brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.18316/1520Palavras-chave:
Prestação de Contas, Portais Eletrônicos, Prefeituras, Municípios BrasileirosResumo
O artigo apresenta os resultados do estudo que teve por objetivo investigar a capacidade dos portais eletrônicos de prefeituras dos municípios brasileiros com população superior a 300.000 habitantes para a construção de prestação de contas. Foi realizada uma pesquisa descritiva, por meio de um estudo survey, com abordagem qualiquantitativa. As observações nos portais eletrônicos ocorreram em janeiro e fevereiro de 2014. A coleta de dados foi realizada através de protocolo de observação fundamentado no modelo de análise que considerou indicadores agrupados em quatro categorias: nula capacidade, baixa capacidade, média capacidade e alta capacidade. Dos 79 portais pesquisados, 63,29% apresentaram divulgação parcial e/ou após o prazo do conjunto de exigências legais sobre os gastos incorridos, demonstrando o descumprimento da legislação. Verificou-se que 35,44% divulgam, no prazo, o conjunto de exigências legais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.