Capacidade de prestação de contas dos portais eletrônicos de prefeituras dos maiores municípios brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.18316/1520Palabras clave:
Prestação de Contas, Portais Eletrônicos, Prefeituras, Municípios BrasileirosResumen
O artigo apresenta os resultados do estudo que teve por objetivo investigar a capacidade dos portais eletrônicos de prefeituras dos municípios brasileiros com população superior a 300.000 habitantes para a construção de prestação de contas. Foi realizada uma pesquisa descritiva, por meio de um estudo survey, com abordagem qualiquantitativa. As observações nos portais eletrônicos ocorreram em janeiro e fevereiro de 2014. A coleta de dados foi realizada através de protocolo de observação fundamentado no modelo de análise que considerou indicadores agrupados em quatro categorias: nula capacidade, baixa capacidade, média capacidade e alta capacidade. Dos 79 portais pesquisados, 63,29% apresentaram divulgação parcial e/ou após o prazo do conjunto de exigências legais sobre os gastos incorridos, demonstrando o descumprimento da legislação. Verificou-se que 35,44% divulgam, no prazo, o conjunto de exigências legais.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos a ser publicado en la revista acepta los siguientes términos:
Autores conservan el derecho de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo a la vez bajo la licencia Creative Commons atribución de licencias que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
En virtud de lo dispuesto en los artículos aparecen en esta revista para el acceso del público, los artículos son de libre uso, con deberes, en aplicaciones educativas y no comerciales.