A busca da ostentação por meio da falsificação: pesquisa com consumidores de alta e baixa renda

Autores

  • Vitor Koki da Costa Nogami Universidade de São Paulo (FEA-USP) Doutorando em Administração Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing (GIPEM) Pesquisador
  • Juliana Gatti Garbim Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.18316/1663

Palavras-chave:

Falsificação, Luxo, Alta Renda, Baixa Renda

Resumo

O objetivo do artigo é identificar os determinantes de compra de bolsas de luxo falsificadas por consumidores de alta e baixa renda. A fundamentação teórica sustenta-se em: mercado de luxo e de falsificação e consumidor de alta e baixa renda. Foram realizadas entrevistas individuais e em grupo, todas analisadas por análise de conteúdo. Ambos os grupos apontam a moda e a combinação com a roupa como principais fatores de compra. Os consumidores de alta renda destacam eventos específicos, os de baixa renda destacam as condições de pagamento.

Biografia do Autor

Vitor Koki da Costa Nogami, Universidade de São Paulo (FEA-USP) Doutorando em Administração Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing (GIPEM) Pesquisador

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Pós-graduação em Administração de Marketing e Propaganda pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutorado em andamento pela USP (FEA-USP) É pesquisador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing (GIPEM). Atua nas áreas de Marketing, Cultura e Consumo, Inovação, Empreendedorismo, Comportamento do Consumidor e Baixa Renda.

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Publicado

2014-12-17

Edição

Seção

Artigos