A busca da ostentação por meio da falsificação: pesquisa com consumidores de alta e baixa renda

Autores/as

  • Vitor Koki da Costa Nogami Universidade de São Paulo (FEA-USP) Doutorando em Administração Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing (GIPEM) Pesquisador
  • Juliana Gatti Garbim Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.18316/1663

Palabras clave:

Falsificação, Luxo, Alta Renda, Baixa Renda

Resumen

O objetivo do artigo é identificar os determinantes de compra de bolsas de luxo falsificadas por consumidores de alta e baixa renda. A fundamentação teórica sustenta-se em: mercado de luxo e de falsificação e consumidor de alta e baixa renda. Foram realizadas entrevistas individuais e em grupo, todas analisadas por análise de conteúdo. Ambos os grupos apontam a moda e a combinação com a roupa como principais fatores de compra. Os consumidores de alta renda destacam eventos específicos, os de baixa renda destacam as condições de pagamento.

Biografía del autor/a

Vitor Koki da Costa Nogami, Universidade de São Paulo (FEA-USP) Doutorando em Administração Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing (GIPEM) Pesquisador

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Pós-graduação em Administração de Marketing e Propaganda pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutorado em andamento pela USP (FEA-USP) É pesquisador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing (GIPEM). Atua nas áreas de Marketing, Cultura e Consumo, Inovação, Empreendedorismo, Comportamento do Consumidor e Baixa Renda.

Publicado

2014-12-17

Número

Sección

Artigos