A gestão sustentável dos resíduos sólidos em Caxias do Sul - RS
DOI:
https://doi.org/10.18316/1737Palavras-chave:
Associações de Recicladores, Reciclagem, Meio AmbienteResumo
Esta investigação objetivou compreender a realidade social, econômica e ambiental dos agentes que compõem as associações de recicladores de Caxias do Sul/RS, abordando a temática da gestão dos resíduos sólidos e a precarização do trabalho na região. O estudo propôs-se a resgatar e analisar os problemas ambientais causados pelo lixo, de forma a alertar a necessidade de buscar formas de amenizar estes impactos, olhando para a reciclagem de resíduos sólidos como uma alternativa socioambiental. Para o desenvolvimento da pesquisa, adotou-se o método de estudo de caso com abordagem histórico-estrutural e coleta de informações ad hoc em unidade recicladora. A partir das informações coletadas e contextualizadas sobre as unidades de reciclagem no município de Caxias do Sul/RS, inferem-se possíveis alternativas para que estas unidades obtenham o melhor potencial de ocupação e renda, incluindo também considerações que podem auxiliar as associações por meio de ações sociais do poder público local, a fim de enfrentar questões derivadas desse tema.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.