A gestão sustentável dos resíduos sólidos em Caxias do Sul - RS
DOI:
https://doi.org/10.18316/1737Palabras clave:
Associações de Recicladores, Reciclagem, Meio AmbienteResumen
Esta investigação objetivou compreender a realidade social, econômica e ambiental dos agentes que compõem as associações de recicladores de Caxias do Sul/RS, abordando a temática da gestão dos resíduos sólidos e a precarização do trabalho na região. O estudo propôs-se a resgatar e analisar os problemas ambientais causados pelo lixo, de forma a alertar a necessidade de buscar formas de amenizar estes impactos, olhando para a reciclagem de resíduos sólidos como uma alternativa socioambiental. Para o desenvolvimento da pesquisa, adotou-se o método de estudo de caso com abordagem histórico-estrutural e coleta de informações ad hoc em unidade recicladora. A partir das informações coletadas e contextualizadas sobre as unidades de reciclagem no município de Caxias do Sul/RS, inferem-se possíveis alternativas para que estas unidades obtenham o melhor potencial de ocupação e renda, incluindo também considerações que podem auxiliar as associações por meio de ações sociais do poder público local, a fim de enfrentar questões derivadas desse tema.Descargas
Publicado
2015-04-27
Número
Sección
Artigos
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos a ser publicado en la revista acepta los siguientes términos:
Autores conservan el derecho de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo a la vez bajo la licencia Creative Commons atribución de licencias que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
En virtud de lo dispuesto en los artículos aparecen en esta revista para el acceso del público, los artículos son de libre uso, con deberes, en aplicaciones educativas y no comerciales.