Docência no ensino superior: espaço para construções?
Resumo
Este artigo baseia-se em investigação que tem a Epistemologia Genética piagetiana como quadro teórico e pretende responder se a docência no ensino superior pode constituir-se em espaço de construção de conhecimento. Investigou-se o egocentrismo como possível obstáculo pedagógico à construção de conhecimento e procurou-se identificar possibilidades de descentração que auxiliem na transformação do ensino superior num espaço de construções cognitivas que abram caminhos para novas aprendizagens.
Palavras-chave: Construção de conhecimento; Descentração; Egocentrismo; Ensino superior; Epistemologia genética.
Abstract
This article is based on research considering Piaget’s Genetic Epistemology as the theoretical framework and aims to find out whether teaching in higher education may configure a space for knowledge building or not. We investigated egocentrism as a possible pedagogical obstruction to the building of knowledge and we sought to identify decentration possibilities which may contribute for the transformation of higher education in a space of cognitive constructions that open ways for new learning.
Key-words: Decentration; Egocentrism; Higher education; Genetic epistemology; Knowledge building.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18316/177
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 2238-9024
UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000
Indexadores
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() |