Docência no ensino superior: espaço para construções?
DOI:
https://doi.org/10.18316/177Resumo
Este artigo baseia-se em investigação que tem a Epistemologia Genética piagetiana como quadro teórico e pretende responder se a docência no ensino superior pode constituir-se em espaço de construção de conhecimento. Investigou-se o egocentrismo como possível obstáculo pedagógico à construção de conhecimento e procurou-se identificar possibilidades de descentração que auxiliem na transformação do ensino superior num espaço de construções cognitivas que abram caminhos para novas aprendizagens.
Palavras-chave: Construção de conhecimento; Descentração; Egocentrismo; Ensino superior; Epistemologia genética.
Abstract
This article is based on research considering Piaget’s Genetic Epistemology as the theoretical framework and aims to find out whether teaching in higher education may configure a space for knowledge building or not. We investigated egocentrism as a possible pedagogical obstruction to the building of knowledge and we sought to identify decentration possibilities which may contribute for the transformation of higher education in a space of cognitive constructions that open ways for new learning.
Key-words: Decentration; Egocentrism; Higher education; Genetic epistemology; Knowledge building.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.