Aparelhamento, corporativismo sindical e lutas de classes em Vitória da Conquista
DOI:
https://doi.org/10.18316/1813Palavras-chave:
Corporativismo Sindical, Legitimação Ideológica, Lutas de ClassesResumo
O objetivo deste artigo consiste em analisar as lutas sindicais ocorridas no ano de 2010 em Vitória da Conquista, palco de diversas manifestações de trabalhadores de distintos segmentos sociais. Tais lutas são compreendidas como resultado da intensificação da contradição capital/trabalho e da crise estrutural do capital, que busca fragmentar a classe trabalhadora, que, pela natureza corporativista e limitada de suas reivindicações, se vê incapaz de fazer frente às investidas do capital. Nesse sentido, buscamos analisar, nos parâmetros do marxismo, os entraves objetivos revelados na organização, na mobilização, na atuação prática e no alcance das manifestações, procurando refletir acerca do papel desempenhado pelos sindicatos no processo de legitimação ideológica da institucionalidade burguesa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.