A influência dos patriarcalismo, personalismo e do “jeitinho” na gestão dos empreendimentos econômicos solidários
DOI:
https://doi.org/10.18316/1903Palavras-chave:
Economia Solidária, Cultura Organizacional, Cultura BrasileiraResumo
Este trabalho tem o objetivo de analisar os impactos do personalismo, do patriarcalismo e do “jeitinho” nos problemas de gestão dos empreendimentos da economia solidária. Para tanto, foram consultados livros, periódicos nacionais e internacionais e algumas das principais revistas de gestão brasileira para identificação dos problemas e dos conceitos aqui expostos. A análise se deu a partir da relação dos constructos estudados com os problemas observados nos empreendimentos econômicos solidários e o impacto destes nestas organizações. Ao final, percebemos uma forte influência, principalmente do patriarcalismo, nesses empreendimentos, e que os impactos causados por essas características podem estar dificultando os empreendimentos a alcançarem seus objetivos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.