As práticas da psicologia na rede de proteção social básica da assistência social
DOI:
https://doi.org/10.18316/2238-9024.16.24Palavras-chave:
Práticas da Psicologia, Assistência Social, Compromisso Social, CRAS.Resumo
A partir da experiência de Estágio Básico do Curso de Psicologia, propõe-se uma revisão das práticas psicológicas, pontuando o compromisso social da profissão frente aos desafios da atuação na rede de Proteção Social Básica da Assistência Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Esse relato de experiência discorre sobre o funcionamento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), o papel do psicólogo nesse espaço. A partir da analise nos deparamos com questionamentos acerca da relação teórico prática da profissão e seu caráter preventivo e protetivo nos cuidados às famílias e usuários, que por vezes reitera posições usuais de assistencialismo e clínica tradicional. Por isso, o desafio do olhar da Psicologia se faz imprescindível nesse espaço para manter o movimento de sensibilização e problematização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.